Em pleno 2022, é raro não ver alguém fazer um lançamento de um produto ou serviço na internet. Contudo, muitas pessoas ainda se perguntam o que é lançamento em marketing digital?
Se você deseja saber mais sobre o que é lançamento em marketing digital, continue lendo esse artigo que preparamos para você!
O que é lançamento em marketing digital?
O lançamento de um serviço ou infoproduto deve ser entendido como um plano estratégico de marketing cujo principal objetivo é divulgá-lo ao maior número de pessoas possível e alcançar o maior número de vendas.
Por exemplo, se você está lançando um novo produto de limpeza, precisa saber qual melhor mop, qual o melhor desinfetante e assim por diante. Dessa forma, você saberá como planejar e como tirar proveito do seu produto.
Como o processo planejado que é, consiste em uma série de fases ou etapas que podem variar dependendo do tipo de lançamento que você deseja fazer, e que influenciarão de forma determinante tanto o nível de complexidade do lançamento como o investimento necessário para realizá-lo.
Nem sempre maior complexidade implica melhores resultados, nem maior investimento equivale a maior retorno.
De fato, há lançamentos que faturaram números estratosféricos, mas que também tiveram que investir muito dinheiro para alcançá-los.
Por que fazer um lançamento?
Não vale a pena ter um infoproduto muito bom se ninguém o conhece, e isso é algo básico e fundamental que geralmente esquecemos com frequência.
Você pode fazer a formação mais boa do mercado, mas se não tiver visibilidade, ninguém vai comprar de você.
Fazer um lançamento pode implicar muitas vantagens para você como criador, incluindo:
- Dar a conhecer o seu infoproduto ou serviço a um público mais amplo.
- Aumentar a sua visibilidade e presença na rede.
- Forjar a sua marca.
- Posicionar-se como referência para um tema específico.
E em consequência de tudo o que foi dito acima: vender mais.
Algumas razões para não fazer um lançamento
Aqui, gostamos de ser transparentes com o nosso conteúdo, por isso nos vemos na obrigação moral de avisá-lo que os lançamentos não são tão bons quanto parecem. Abaixo listamos algumas desvantagens que você deve considerar:
- Vai testar os seus limites emocionais e psicológicos, e também os das pessoas envolvidas: estresse, nervosismo e ansiedade.
- Você será exposto na Internet (quanto maior o lançamento, maior a exposição).
- O investimento pode disparar se não mantiver a cabeça fria ou não tiver o profissional certo na fase de captação.
- Você precisa planejar muito bem (com pelo menos 6 meses de antecedência).
- Quer tenha uma equipe ou contrate colaboradores externos para cuidar de cada área (tráfego, copy, design, vídeo…) terá de saber coordenar o trabalho e gerir a comunicação de forma eficaz.
O primeiro ponto, sem dúvida, é o que tem o maior peso. Quanto mais conhecida for a marca para a qual o lançamento é feito, maior será a responsabilidade a ser assumida.
Qualquer ação, qualquer detalhe mínimo pode acabar com todo o planejamento ou com parte da estratégia.
Pós-lançamento
Uma vez terminado o lançamento como tal, ou uma vez que os nossos clientes tenham cumprido o objetivo (a compra), não devemos esquecê-los.
Em primeiro lugar, no primeiro e-mail que você enviar para os seus clientes, não se esqueça de deixar a mensagem: “avalie nos no google” com o link para fazer isso.
Dessa forma, eles poderão deixar um comentário no Google e seu site, consequentemente, se tornará mais bem colocado nos resultados de pesquisa.
Neste ponto, temos de nos concentrar 100% em dar o melhor suporte e atenção aos nossos clientes.
Além disso, também não devemos esquecer de tirar proveito de métricas e fazer avaliações sobre o lançamento para levar em conta para os próximos, pois há sempre aspectos a melhorar.