O que é lançamento em marketing digital

O que é lançamento em marketing digital?

Em pleno 2022, é raro não ver alguém fazer um lançamento de um produto ou serviço na internet. Contudo, muitas pessoas ainda se perguntam o que é lançamento em marketing digital? 

Se você deseja saber mais sobre o que é lançamento em marketing digital, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

O que é lançamento em marketing digital?

O lançamento de um serviço ou infoproduto deve ser entendido como um plano estratégico de marketing cujo principal objetivo é divulgá-lo ao maior número de pessoas possível e alcançar o maior número de vendas. 

Por exemplo, se você está lançando um novo produto de limpeza, precisa saber qual melhor mop, qual o melhor desinfetante e assim por diante. Dessa forma, você saberá como planejar e como tirar proveito do seu produto.

Como o processo planejado que é, consiste em uma série de fases ou etapas que podem variar dependendo do tipo de lançamento que você deseja fazer, e que influenciarão de forma determinante tanto o nível de complexidade do lançamento como o investimento necessário para realizá-lo.

Nem sempre maior complexidade implica melhores resultados, nem maior investimento equivale a maior retorno. 

De fato, há lançamentos que faturaram números estratosféricos, mas que também tiveram que investir muito dinheiro para alcançá-los.

Por que fazer um lançamento?

Não vale a pena ter um infoproduto muito bom se ninguém o conhece, e isso é algo básico e fundamental que geralmente esquecemos com frequência. 

Você pode fazer a formação mais boa do mercado, mas se não tiver visibilidade, ninguém vai comprar de você.

Fazer um lançamento pode implicar muitas vantagens para você como criador, incluindo:

  • Dar a conhecer o seu infoproduto ou serviço a um público mais amplo.
  • Aumentar a sua visibilidade e presença na rede.
  • Forjar a sua marca.
  • Posicionar-se como referência para um tema específico.

E em consequência de tudo o que foi dito acima: vender mais.

Algumas razões para não fazer um lançamento

Aqui, gostamos de ser transparentes com o nosso conteúdo, por isso nos vemos na obrigação moral de avisá-lo que os lançamentos não são tão bons quanto parecem. Abaixo listamos algumas desvantagens que você deve considerar:

  • Vai testar os seus limites emocionais e psicológicos, e também os das pessoas envolvidas: estresse, nervosismo e ansiedade.
  • Você será exposto na Internet (quanto maior o lançamento, maior a exposição).
  • O investimento pode disparar se não mantiver a cabeça fria ou não tiver o profissional certo na fase de captação.
  • Você precisa planejar muito bem (com pelo menos 6 meses de antecedência).
  • Quer tenha uma equipe ou contrate colaboradores externos para cuidar de cada área (tráfego, copy, design, vídeo…) terá de saber coordenar o trabalho e gerir a comunicação de forma eficaz.

O primeiro ponto, sem dúvida, é o que tem o maior peso. Quanto mais conhecida for a marca para a qual o lançamento é feito, maior será a responsabilidade a ser assumida.

Qualquer ação, qualquer detalhe mínimo pode acabar com todo o planejamento ou com parte da estratégia. 

Pós-lançamento

Uma vez terminado o lançamento como tal, ou uma vez que os nossos clientes tenham cumprido o objetivo (a compra), não devemos esquecê-los.

Em primeiro lugar, no primeiro e-mail que você enviar para os seus clientes, não se esqueça de deixar a mensagem: “avalie nos no google” com o link para fazer isso.

Dessa forma, eles poderão deixar um comentário no Google e seu site, consequentemente, se tornará mais bem colocado nos resultados de pesquisa.

Neste ponto, temos de nos concentrar 100% em dar o melhor suporte e atenção aos nossos clientes.

Além disso, também não devemos esquecer de tirar proveito de métricas e fazer avaliações sobre o lançamento para levar em conta para os próximos, pois há sempre aspectos a melhorar.