Dropshipping

Dropshipping: o que é, vantagens e como funciona

Talvez você ainda não tenha ouvido falar em dropshipping, mas essa é uma opção interessante para quem quer empreender sem ter que fazer altos investimentos.

Com esse modelo, você atua na venda de produtos online, mas não precisa manter um estoque ou cuidar da logística de entrega ao cliente.

O que é dropshipping?

Dropshipping é um modelo de e-commerce, ou seja, um negócio de vendas pela internet, no qual não há necessidade de estoque próprio nem de lidar com entregas e devoluções.

O empreendedor que atua com dropshipping se torna um intermediário entre o fornecedor do produto e o cliente que deseja fazer uma compra.

Seu papel como lojista está em divulgar os produtos, conquistar clientes, receber os pedidos e repassar ao fornecedor.

Além de ser a vitrine, quem trabalha com dropshipping também é o relacionamento com o cliente, tanto na venda quanto no pós-venda.

A remuneração se dá a cada venda realizada, sendo que o valor cobrado do cliente será a soma do custo do fornecedor mais a sua comissão.

Como funciona o dropshipping?

Nesse modelo de negócio temos em uma ponta da cadeia de vendas o fornecedor, com seu estoque e sistema de logística, e na outra, o cliente que compra online.

O intermediário entre uma ponta e outra é o lojista virtual, que oferecerá os produtos no seu site, receberá as encomendas dos clientes e repassará os pedidos ao fornecedor.

Basicamente, o dropshipping consiste em:

  1. O cliente acessa a loja virtual, ou seja, o seu site de vendas online e faz um pedido
  2. O pagamento é feito pelo cliente na sua plataforma online, então você receberá o valor total na transação, ou seja, o valor de varejo (fornecedor + comissão)
  3. Após receber o pedido, você envia a solicitação de compra do item para o fornecedor, retendo o valor da sua comissão como lucro da venda, e pagará a ele o preço de atacado
  4. O fornecedor separa o produto, embala e envia ao cliente final por meio da sua rede logística, sem que você se envolva no processo de estoque e transporte.

Aqui cabe destacar que o fornecedor é o responsável pelo envio e pelo estoque, mas como dissemos antes, o lojista virtual é a vitrine e o canal de comunicação com o cliente.

Assim, é importante que você escolha como parceiros fornecedores de confiança, com produtos de qualidade e serviço de entrega eficiente.

Afinal, se houver atraso na entrega ou qualquer problema com as peças, como falta do item em estoque, é você que terá que responder ao cliente.

Então, repassará a reclamação ou solicitação de troca ao fornecedor, que realizará a logística reversa.

Esse bom atendimento, tanto na hora de conquistar o cliente como após a venda ser realizada, é importante para a imagem do seu negócio.

Agora que você já sabe o que é dropshipping e como ele funciona, é hora de conhecer suas vantagens.

Vantagens do dropshipping

Por não haver necessidade de comprar produtos antes de vendê-los, não apenas seu investimento é menor como o risco de prejuízo é reduzido.

Isso sem contar que você não terá custos operacionais de logística ou de contratação de funcionários.

Existem muitas vantagens de trabalhar com dropshipping, conheça as principais a seguir.

Baixo investimento

Nesse modelo de negócio você não precisa fazer um grande investimento inicial, nem contar com um alto capital de giro.

Ao atuar com estoque e logística de terceiros, você elimina esses custos da sua planilha e só pagará por um produto após receber o pagamento do cliente.

Sem contar que não terá despesas fixas com estrutura física, espaço de armazenamento, equipe, salários, compra de materiais, maquinário para confecção dos produtos, entre outras.

Variedade

Você pode atuar com diferentes fornecedores, o que amplia bastante seu mix de produtos.

Assim, sua loja virtual pode vender itens de segmentos variados, alcançando um público maior e de perfil diverso.

O dropshipping pode ser nacional ou internacional, intermediando a venda de bens importados.

Terceirização

Ao trabalhar com intermediação de vendas, você tem toda a sua rede terceirizada, desde a gestão do estoque até a entrega dos produtos e a logística reversa.

Sua atuação se dá no ambiente digital, e sua prioridade será focar na divulgação e na experiência do consumidor.

Então, você pode começar seu negócio sem sequer contratar uma equipe, cuidando sozinho do site de vendas e de canais como redes sociais para encantar os clientes e aumentar sua capilaridade.

Autonomia

Toda a gestão do seu negócio de dropshipping pode ser feita de forma virtual, sem que você tenha que visitar estoques ou ir até um serviço de entregas.

Você foca nas vendas e no relacionamento, o que confere autonomia e permite que você trabalhe de qualquer lugar.

Como fazer dropshipping?

Para trabalhar com dropshipping você deve antes fazer uma análise de mercado, definir seu nicho e público-alvo, assim saberá quais produtos oferecer.

Também é indicado conhecer a concorrência e os bens que pretende vender.

Invista em algumas compras para testar qualidade dos itens e eficiência de entrega.

Feito isso, veja a seguir o passo a passo para iniciar o seu negócio.

Fornecedores

Escolha seus fornecedores com cuidado, certifique-se de que têm boa reputação, que oferecem produtos de qualidade e que trabalham com transportadoras confiáveis.

Assim, você protege a imagem do seu negócio.

Plataforma de venda

Crie um ambiente de compra virtual, um site seguro para transações, e com proteção de dados, atrativo, de interface e navegação simples.

Você precisa investir em uma plataforma que tenha integração com os fornecedores para gestão e controle dos pedidos.

Nessa etapa, é importante que você preveja não apenas as compras, mas também a política de troca e devoluções.

Divulgação

Aposte no marketing digital e divulgue seu site para atrair clientes.

Você pode fazer isso por meio das redes sociais, de blogs, de vídeos, de anúncios e de e-mail marketing, por exemplo.

Formalização

Formalize o seu negócio de dropshipping e tenha um CNPJ: você pode ser intermediador de negócios ou intermediador de importação.

Você pode tentar escolher uma atividade classificada como microempreendedor individual e fazer contabilidade para MEI para emitir nota fiscal, mas nem sempre isso é possível.

Algumas atividades não podem ser MEI e então você deve escolher outras categorias como microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP), entre outras.

Lembre-se que a sua atividade de CNPJ deve condizer com o trabalho que você realiza, por isso, converse com um contador para debater as possibilidades e escolher a mais apropriada.