Ao consultar spc e perceber que seu nome está entre os inadimplentes, muitos trabalhadores buscam o empréstimo consignado como alternativa a limpar o nome. Por isso, é muito importante ter um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto.
Afinal, é muito importante ter um planejamento financeiro bem desenvolvido, onde se trace metas, gastos e rendimentos. E vale lembrar que grande parte dos problemas financeiros são em decorrência do pouco conhecimento sobre educação financeira.
Para tornar a vida financeira mais fácil, preparamos esse conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre empréstimo consignado, assim como os diferentes tipos e as melhores funcionalidades desse crédito. Boa leitura!
O que é empréstimo consignado?
De modo geral, o empréstimo consignado se caracteriza por um crédito exclusivo para pessoas aposentadas, pensionistas, militares e trabalhadores com CLT em empresas privadas, além de servidores públicos.
Sendo assim, ele consiste em uma autorização do cliente para a instituição financeira retirar, diretamente do contracheque, os valores referentes às parcelas do crédito adquirido.
Essa modalidade de empréstimo reduz, de maneira significativa, a inadimplência do usuário. Afinal a parcela é obtida diretamente na fonte. Por isso, o empréstimo consignado oferece uma boa garantia ao credor e também ao banco.
Como funciona o empréstimo consignado?
Como visto, o empréstimo consignado funciona de maneira direta do pagamento de trabalhadores com CLT, ou no abatimento do benefício do INSS de aposentados e pensionistas. Com isso, para obter o crédito é preciso apresentar alguns documentos.
Entre eles, estão:
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Comprovante de Renda.
Após essa comprovação, o valor do empréstimo consignado será referente ao valor máximo que pode ser comprometido para o pagamento das parcelas.
Segundo a Lei 10.820 de 2003, o valor máximo de uma parcela pode ser até 35% do salário do colaborador ou aposentado. Além disso, o valor também pode variar de acordo com o perfil financeiro de quem realiza o empréstimo.
Tipos de empréstimo consignado
Até aqui, já vimos que o empréstimo consignado pode ser requisitado por diferentes públicos. Nesse sentido, cada um deles apresenta uma característica específica, atendendo de maneira específica cada classe.
1- Empréstimo consignado privado
Como você já deve imaginar, esse tipo de empréstimo é para aqueles colaboradores que possuem vínculo empregatício de CLT com empresas privadas. Isso porque elas possuem convênios com instituições financeiras para oferecer esses empréstimos.
Vale destacar que as empresas são proibidas de recusar o pedido pelos seus colaboradores. Ou seja, ela tem o dever de repassar as solicitações e dados dos seus funcionários para as instituições conveniadas.
2- Empréstimo consignado INSS
Para esse tipo de empréstimo consignado, os aposentados e pensionistas têm determinado a taxa de juros para o crédito, que atualmente gira em torno de 2%. Além disso, a quitação tem como data limite 6 anos.
3- Empréstimo consignado para servidores públicos
O tipo de empréstimo consignado para os servidores públicos pode variar de acordo com a área de atuação. Além disso, eles têm como benefício a possibilidade de pagar o crédito adquirido em até 8 anos, o equivalente a 96 meses.
Vantagens e desvantagens do empréstimo consignado
Agora que você já tem todo o conhecimento necessário para entender por completo o que é e como funciona o empréstimo consignado, você deve estar se perguntando quais as vantagens e desvantagens dessa modalidade, certo?
Por isso, entre as grandes vantagens do empréstimo consignado está a taxa de juros baixa. Afinal, por terem a garantia do pagamento, as instituições financeiras podem oferecer taxas de, por exemplo, 3,5% ao mês.
Outra grande vantagem do empréstimo consignado é a rápida e prática maneira de conseguir o crédito. Já que a empresa ou o INSS possui os dados e também por ter facilidade de pagamento, os processos burocráticos costumam ser simples.
Por fim, como você viu anteriormente, o empréstimo consignado apresenta longos parcelamentos. Assim, isso certamente se torna um diferencial para quem deseja obter algum tipo de crédito, aliando taxas de juros baixas e longo prazo de pagamento.
Riscos do empréstimo consignado
No entanto, o empréstimo consignado também pode apresentar algumas desvantagens. Isso porque, caso você seja demitido durante o pagamento do empréstimo, pode ser preciso pagar o restante uma só vez ou ter 30% de desconto no valor da rescisão.
Além disso, por estar amarrado ao salário, o empréstimo consignado tem uma dificuldade maior em renegociação. Por isso é muito importante se atentar ao contrato e também analisar a possibilidade de comprometer parte da sua renda a longo prazo.
Quando solicitar um empréstimo consignado?
Antes de dar entrada no processo de qualquer empréstimo é importante analisar a saúde financeira de momento. Além disso, é preciso avaliar as condições de pagamentos, como número de parcelas e taxas.
No entanto, por ter um rápido processo burocrático, o empréstimo consignado costuma ser muito procurado por aqueles que necessitam de dinheiro de maneira rápida. Estamos falando aqui de uma viagem ou para a compra ou reforma de uma casa, por exemplo.
Além disso, ele pode ser muito útil para quem está com dificuldades financeiras, ou seja, ele se apresenta como uma alternativa para trocar altas taxas de juros por um empréstimo de longo prazo, seguro e com taxas mais atrativas.
Conclusão
Agora ficou claro como o empréstimo consignado funciona, e as suas vantagens e riscos para as pessoas que estão no grupo disponível a solicitar este crédito: os aposentados, pensionistas, trabalhadores com CLT em empresas privadas e servidores públicos.
Com tudo isso, fica evidente que o empréstimo consignado é uma maneira mais rápida de obter um crédito, já que suas parcelas são descontadas diretamente no contracheque e nas parcelas do INSS.
Por isso, agora que você tem o conhecimento necessário sobre o empréstimo consignado você já é capaz de analisar a necessidade e possibilidade de solicitar e enfrentar o parcelamento dessa modalidade de crédito.