Conhecer novas culturas, pessoas e paisagens são alguns dos motivos que fazem as pessoas amarem viajar. No entanto, viajar pode ser muito caro, por isso, cada vez mais as pessoas estão aderindo ao mochilão.
Durante um mochilão, a pessoa será submetida a diferentes experiências e até alguns perrengues. Por isso, esqueça o aluguel de carros, o mochilão é para aqueles que desejam viajar com mais adrenalina através de voos low cost, trens e ônibus.
Portanto, pensando em apresentar mais sobre o estilo de vida em mochilão, preparamos esse texto sobre tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de viagem e também um passo a passo de como organizar seu mochilão dos sonhos.
O que é mochilão?
De modo geral, o mochilão é muito mais que uma viagem mais barata, é um estilo de vida. Com isso, os mochileiros ou backpackers tem como ideal viajar barato, para o máximo de lugares possíveis, conhecendo diferentes pessoas e culturas.
O mochilão mais tradicional é aquele que você coloca umas mudas de roupa na mochila e viajar gastando pouco dinheiro e sem um roteiro realmente definido. No entanto, você pode facilitar sua vida e traçar minimamente uma rota e também programar dias em cada cidade caso não tenha tempo suficiente para conhecer esse mundão.
Passo a passo para organizar um mochilão
Se identificou com o estilo de viagem que o mochilão propõe? Então confira agora algumas dicas de como planejar o melhor mochilão possível para que imprevistos e gastos desnecessários sejam evitados.
1- Defina quantos dias e datas
O primeiro passo para organizar qualquer viagem é definir quantos dias mais ou menos você tem disponível para viajar e também a época do ano. Ter essa definição em mente possibilitará que você escolha melhor as opções de destino.
Afinal, às vezes um lugar que você quer muito conhecer pode precisar de mais dias do que você tem disponível ou até mesmo se você só puder viajar no mês de abril, por exemplo, esse lugar pode não apresentar as condições ideais para uma viagem.
2- Escolher o destino
Com as definições de datas agora você já pode estudar os destinos ideias para a época que você deseja viajar. Com isso, por estar viajando no estilo mochilão, o ideal é escolher cidades ou países que fiquem mais próximos ou que sejam até fronteiriços.
Assim, você terá mais facilidade nos deslocamentos e também otimiza tempo, podendo ficar mais horas curtindo e conhecendo os lugares do que em trens, aviões ou ônibus. Para definir os locais também analise o estilo de viagem que você deseja fazer e também se os destinos cabem no seu bolso.
3- Compre as passagens
Embora alguns mochileiros prefiram comprar apenas a passagem de ida e volta para tornar a viagem mais livre, o mais recomendado é comprar as passagens de todos os destinos escolhidos para que imprevistos sejam menos possíveis.
A dica para comprar passagens é com antecedência, já que com menos demanda os preços tendem a ficar mais baixos. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, viajar de avião pode ser muito mais caro e demorado que trens e ônibus.
Portanto, se você estiver na Europa, por exemplo, viajar de ônibus é uma ótima alternativa. Afinal, os preços costumam ser ótimos e também você não precisa chegar com horas de antecedência aos aeroportos, por exemplo, nem se deslocar para longe do centro para pegar um avião.
Viajar de ônibus pela Europa é uma experiência incrível. Você precisa apenas da sua passagem e estar no ponto de ônibus indicado no momento que ele passar. Após isso é só descer no ponto em outra cidade ou país de destino, e o melhor a maioria dos ônibus são pegos no centro das cidades, otimizando tempo e até dinheiro.
Por isso, muitas vezes se você calcular o tempo gasto para chegar e sair do aeroporto, tempo de espera para realizar o check-in e entrar no avião, provavelmente será mais longo que uma viagem de ônibus ou trem.
4- Documentos e vistos
Após definir tudo sobre o destino e passagens é muito importante conhecer a documentação que cada país escolhido exige, além de saber também possíveis vacinas obrigatórias para entrar no país.
As burocracias de imigração variam de países para países, ou seja, existem locais que o por é dado no aeroporto mesmo ou aqueles, como os Estados Unidos, que você precisa entrar com o processo meses antes de embarcar.
Por isso, é muito importante estar ciente de cada obrigação do país para que você possa conseguir as documentações necessárias ou até mesmo possa com antecedência alterar destinos e rotas.
5- Hospedagem
A grande vantagem do mochilão é poder viajar com liberdade, entretanto é importante pelo menos reservar algumas hospedagens durante a viagem para diminuir o risco de ficar desabrigado, além de muitas vezes conseguir preços mais acessíveis reservando com antecedência.
Para baratear o custo da viagem, o mais utilizado pelos mochileiros são os hostels, dormitórios coletivos que muitas vezes oferecem ótimos serviços e acomodações. Além disso, são ótimos para quem deseja viajar e conhecer novas pessoas e fazer novas amizades, principalmente se você estiver fazendo um mochilão sozinho.
6- Monte um roteiro
Com tudo definido, por último é recomendável criar um roteiro ou uma lista de pontos turísticos, ou locais que você deseja visitar durante a viagem. Isso faz com que você tenha noção de quantos dias serão necessários em cada cidade.
Além disso, também direciona para uma estimativa de gastos que você terá em cada lugar e também ao final da viagem. Por isso, mesmo que não coloque todas as atividades, determinando horários, é importante anotar alguns pontos.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender o estilo de viagem que os amantes do mochilão buscam. Portanto, viajar de mochilão proporciona uma experiência única, com grande contato com diferentes culturas e pessoas.
Por isso, é uma viagem excelente para amigos e também para quem deseja se aventurar sozinho pelo mundo, apenas com sua mochila e com suas descobertas. Embora seja libertador, o mochilão pode ser difícil, com isso é importante seguir o passo a passo apresentado para viajar de maneira mais tranquila.