Quais os setores de uma empresa de alimentos

Quais os setores de uma empresa de alimentos?

Segundo o IBGE, uma empresa de alimentos “compreende o processamento e transformação de produtos da agricultura, pecuária e pesca em alimentos para uso humano e animal”.

Portanto, até o produto chegar até às nossas casas, ele passa por diversos setores, por exemplo, o processamento, armazenamento e distribuição.

Sendo assim, todos esses setores devem estar interligados, independentemente do segmento da empresa alimentícia, cujo objetivo final é garantir a segurança dos produtos, ou seja, não trazer riscos à saúde das pessoas.

Se você está pensando em abrir uma empresa de alimentos ou só tem curiosidade em saber como é toda a estrutura, continue a leitura e confira!

Quais os setores de uma empresa de alimentos?

Para que os produtos cheguem às prateleiras dos supermercados, eles passam por uma série de processos dentro da indústria, desde o processamento em si, como o manuseio, armazenamento e transporte.

Sendo assim, cada responsável por um determinado setor, como fornecimento de insumos, matéria-prima, equipamentos, processamento dos alimentos, até toda a logística, deve garantir alto controle de qualidade.

Isso porque, em cada um desses setores, pode haver a contaminação dos alimentos.

Uma simples variação de temperatura ou rompimento de embalagens pode acabar comprometendo todo o processo.

Daí a importância de que todos os setores cumpram corretamente suas funções, caso contrário, a empresa pode ter grandes prejuízos.

Como garantir o controle de qualidade dos alimentos?

Para garantir o controle de qualidade dos alimentos, não importa o segmento da empresa, é necessário:

  • Estar de acordo com todos os padrões nos processos;
  • Fazer manutenções periódicas nos equipamentos;
  • Obedecer a legislação vigente;
  • Obter certificações de segurança;
  • Fazer auditorias para emitir laudos que atestem ou reprovem a qualidade dos produtos;
  • Uso obrigatório de EPIs;
  • Controlar o estoque;
  • Contar com colaboradores especializados.

Além de todos esses fatores, tendo em vista que o consumo de água é uma das questões mais relevantes em uma empresa de alimentos, é de fundamental importância a instalação de uma estação de tratamento de água.

Isso porque, é um sistema que permite não apenas o reuso da água, mas também torna os processos mais eficientes.

Lembre-se que uma empresa alimentícia, por manusear diversos tipos de insumos, manter um ambiente limpo é prioridade número 1.

Daí a importância de ter acesso a uma água de qualidade, desde o preparo dos alimentos até a limpeza de equipamentos e superfícies.

Quais as tendências de uma empresa de alimentos?

Com uma preocupação cada vez maior com a saúde, hoje os consumidores leem os rótulos, pesquisam informações sobre uma determinada empresa na Internet, e principalmente, priorizam alimentos mais saudáveis.

Sendo assim, as empresas de alimentos precisam estar alinhadas com seus consumidores, e entregar os produtos que atendam às suas necessidades.

Para isso, a chave está na transparência e na sustentabilidade, que são os principais critérios ao escolher por um ou outro produto.

Por exemplo, uma empresa que mostra sua preocupação com o planeta, usando embalagens recicláveis e produtos sem aditivos químicos, passa uma imagem muito mais forte e com isso, atrai potenciais clientes.

Então, é importante estar sempre se atualizando e investir em tecnologias que otimizem os processos, mas que também garantam produtos altamente seguros!