Existem inúmeros casos de uso de códigos de barras e eles podem aumentar drasticamente a eficiência e a precisão de suas operações diárias. Aqui estão alguns dos seus usos mais populares:
1. Rastreamento de inventário:
As empresas precisam saber não apenas seus níveis atuais de estoque, mas a localização desses produtos, em todos os momentos. Os códigos de barras podem resolver esse problema de gerenciamento de armazém – os associados do armazém digitalizam novos itens à medida que chegam e novamente quando são enviados como parte de um pedido; em instalações mais automatizadas, os scanners montados podem digitalizar produtos à medida que se movem ao longo de um transportador. Cada SKU precisa de um código de barras, é claro, e os códigos devem ser vinculados a um banco de dados que tenha todas as informações necessárias do produto. Mas uma vez configurado, os números de inventário sempre serão confiáveis e atualizados em tempo real.
2. Rastreamento de ativos:
Os códigos de barras são o método mais popular para rastrear os ativos que as empresas usam para apoiar suas operações diárias, como máquinas, carros e computadores. Os códigos de barras, combinados com o software de rastreamento de ativos, ajudam as empresas a monitorar o status e a localização desses ativos e armazenar quaisquer registros relevantes sobre manutenção ou reparo. Isso é importante porque, ao contrário do inventário, as organizações muitas vezes mantêm ativos de capital por anos e os usam repetidamente. Para itens móveis, como computadores ou veículos, os códigos de barras podem mostrar quem os usou pela última vez e quando. Eles também ajudam os líderes da empresa a entender o uso e a condição de diferentes ativos à medida que planejam investimentos futuros.
3. Faturamento:
Muitas organizações colocam códigos de barras nas faturas para facilitar o rastreamento de contas a pagar (AP) e contas a receber (AR). As empresas poderiam colocar códigos de barras nas faturas para vinculá-las a um cliente específico. Quando o cliente paga, um funcionário pode escanear o código de barras para se certificar de que credita a conta correta e pode seguir o mesmo processo para débitos AP. Os códigos de barras da fatura também podem agilizar o processo de atendimento. Um funcionário do armazém pode imprimir a fatura de um pedido e, em seguida, digitalizar o código para descobrir quais itens escolher e onde estão localizados, reduzindo a possibilidade de erros. Ou o trabalhador pode escanear o código de barras depois de reunir todos os itens para um pedido para confirmar que o pacote contém todos os itens corretos.
4. E-mail:
Assim como no inventário, as empresas podem usar códigos de barras para rastrear todos os e-mails e pacotes que enviam. Eles podem digitalizar cartas e pacotes antes de entregá-los aos entregadores para vincular as informações de rastreamento a esse pedido e, em seguida, enviá-las aos clientes para que possam verificar o status de seus pedidos. Se o correio for devolvido ao vendedor, ele poderá escanear o código de barras para identificar rapidamente o cliente que precisa entrar em contato para resolver o problema.
5. Fusões de Correio:
Uma mala direta vincula uma fonte de dados, como uma planilha, a outro documento para conectar automaticamente esses dados a campos predefinidos. A empresa pode usar mesclagens de e-mail para criar códigos de barras para um lote de itens em algumas etapas simples. É um método muito mais eficiente do que manuseá-los um por um.
Como criar códigos de barras
As empresas que precisam de um pequeno número de códigos de barras podem usar uma mala direta ou uma ferramenta online gratuita para gerar seus códigos de barras e, em seguida, imprimi-los com uma impressora padrão. No entanto, isso pode rapidamente se tornar ineficiente à medida que suas necessidades aumentam.
Uma opção mais eficiente é usar seu software de contabilidade ou inventário para criar códigos de barras – mesmo os sistemas básicos geralmente têm essa capacidade e tornarão mais simples vincular cada código de barras a registros de itens específicos em seu banco de dados de produtos. Para a maioria das empresas, fará sentido emparelhar essa tecnologia com uma impressora de código de barras projetada especificamente para imprimir etiquetas e que pode custar apenas algumas centenas de dólares.
Como os códigos de barras ajudam os negócios
Poucas tecnologias ganharam adoção tão difundida ao longo da última metade do século como códigos de barras, e por uma boa razão. Eles são uma maneira simples, eficaz e extremamente confiável de rastrear o estoque, o que representa uma grande parte das receitas e despesas potenciais para muitas empresas.
Novos negócios ou aqueles que ainda não usam códigos de barras devem descobrir que tipo de código de barras melhor atende às suas necessidades e certifique-se de usá-los e digitalizá-los de forma consistente. É um pequeno investimento que fornece um rápido retorno sobre o investimento através de um melhor controle de estoque e precisão e acesso a dados em tempo real. Os códigos de barras desempenham um papel central ao dar às empresas a visibilidade de que precisam para controlar os custos e proporcionar uma excelente experiência ao cliente.