Seguro de casa

Seguro de casa: importância e o que considerar ao contratar

O seguro de casa é uma forma de assegurar os moradores em caso de imprevistos. No entanto, você sabe por que ele é tão importante?

Imagine que você se programou e fez aquela viagem dos sonhos. No entanto, ao retornar para a sua residência, descobriu que algum criminoso roubou seus bens.

Ou então você acabou de comprar um imóvel e uma forte chuva estragou todo o telhado.

Em ambos os casos, um bom seguro residencial pode oferecer tranquilidade aos moradores. Contudo, é necessário considerar alguns aspectos na hora de contratá-lo.

Então, se quiser saber mais sobre o tema, continue lendo este texto exclusivo que preparamos com todas as informações relevantes sobre o seguro de casa.

Afinal, o que é um seguro de casa?

O seguro de casa, mais conhecido como seguro residencial, consiste em um serviço que tem como objetivo a proteção do imóvel diante de diversas situações de risco, as quais se chamam sinistros.

Em outras palavras, o seguro visa o reparo financeiro de um bem que sofreu danos causados por um acidente ou prejuízo material.

Assim, quando ocorre um sinistro na residência que possui apólice de seguro, a empresa contratada deve pagar o proprietário de acordo com a perda, respeitando o contrato firmado entre as partes.

Para tal, as seguradoras seguem regras determinadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) na elaboração dos contratos. A norma existe para proteger o consumidor e garantir a seriedade do seguro de casa.

Como funciona o seguro residencial?

Como funciona o seguro residencial

Antes de tudo, você precisa entender que se considera o seguro de casa como um seguro compreensivo, pois há a oferta de diversas coberturas nesse tipo de apólice.

No entanto, há uma cobertura mínima requerida, que protege o contratante nos casos de incêndio e explosão. O contratante pode ampliar a sua apólice com coberturas adicionais.

Portanto, pode-se personalizar o seguro residencial a fim de atender as demandas do indivíduo e assegurar uma maior proteção ao imóvel.

O seguro residencial se responsabiliza pela estrutura do imóvel e pelos bens no seu interior, salvo exceções previstas no contrato. Ele também funciona tanto nas casas de uso habitual quanto nas casas de veraneio.

O seguro de casa também funciona em casas alugadas. Contudo, se o inquilino o contratar, a cobertura se estende aos bens presentes no imóvel. Para se estender à estrutura, o proprietário deve realizar seu próprio acordo.

Se você deseja contratar um seguro de casa, é muito importante prestar atenção na franquia da apólice. Ela consiste em um valor ou percentual que o segurado deve arcar quando ocorre o sinistro.

Além disso, se o prejuízo não superar o valor da franquia, a seguradora não prossegue com a indenização. Por isso, o contrato deve destacar a questão da franquia para que o consumidor não se sinta lesado.

Importância do seguro para imóveis residenciais

Importância do seguro para imóveis residenciais

Podemos destacar diversos aspectos que demonstram a importância do seguro de casa, como:

  • Garante a segurança do patrimônio: Em primeiro lugar, o segurado pode contar com um documento que oferece uma maior segurança ao seu patrimônio e às suas finanças;
  • Permite o descanso dos moradores: Imagine que uma tempestade ocasionou a perda de eletrodomésticos importantes, como a geladeira. Um seguro de casa propicia um maior descanso aos residentes quando imprevistos acontecem;
  • Suporte financeiro em caso de prejuízos: Diante de situações adversas, não há como tirar dinheiro do próprio bolso para repor o que se perdeu. Ao acionar o seguro de casa, a pessoa conta com o dinheiro da restituição e pode ter um pouco de alívio;
  • Excelente custo-benefício: Seguros de casa não são caros e oferecem uma ótima cobertura, mesmo as mais básicas. Isso comprova que a relação custo-benefício compensa.

Principais coberturas

Antes de tudo, você precisa contratar seguros de empresas autorizadas pela Susep, pois isso garante a seriedade da companhia e a validade de sua apólice. Para se certificar antes de assinar o contrato, faça uma busca por empresas no site da Susep.

Agora que você já sabe como o seguro de casa funciona e quais empresas são confiáveis, confira as principais coberturas dos seguros residenciais:

  • Cobertura básica: Contempla os prejuízos decorrentes de incêndios e explosões. Por questões legais, todos os tipos de seguro residencial incluem esta cobertura;
  • Danos elétricos: Diversos problemas geram falhas na rede elétrica e isso pode causar danos à fiação e aparelhos da casa. Portanto, a pessoa pode contratar este tipo de cobertura para a sua residência;
  • Danos a terceiros: Refere-se aos casos em que um morador é o responsável pelo prejuízo a outra pessoa. Por exemplo, quando um vazamento causa problemas em um apartamento vizinho ou um cachorro da casa morde alguém;
  • Casos de roubo e furtos: Infelizmente, a nossa casa não está a salvo da ação de criminosos. Diante disso, as seguradoras oferecem amparo nos casos de furtos e roubos dos bens;
  • Perda ou pagamento de aluguel: A pessoa também pode acionar o seguro quando um sinistro a impede de receber o aluguel de sua propriedade.

Além dessas, existem diversas coberturas que os seguros contemplam. Então, você precisa entrar em contato com a seguradora de sua preferência e verificar os planos disponíveis.

Diferença entre seguro de casa e de condomínio

O seguro de casa se refere ao tipo de seguro optativo que visa proteger a residência individual, seja casa ou apartamento.

Em contrapartida, o seguro condomínio garante a cobertura dos espaços comuns – pátios, jardins, áreas diversas, entre outros – da edificação, assim como da estrutura física do imóvel.

Além disso, o seguro residencial é opcional, enquanto o seguro condomínio é obrigatório.

Cuidados na hora de contratar um seguro de casa

A parte que você deve prestar bastante atenção na hora de contratar um seguro de casa é a seção de Riscos Excluídos, afinal ela representa tudo que a seguradora não irá cobrir.

De modo geral, consiste em problemas prévios à contratação da apólice, como danos estruturais preexistentes, ou roubos e furtos em que não há como comprovar a invasão da residência.

Então, verifique se as cláusulas do contrato expressam a transparência da empresa, especialmente nas questões relativas à franquia e exceções do seguro.

Conclusão

Em suma, o seguro de casa se apresenta como uma excelente opção para quem deseja ter maior tranquilidade com relação à sua residência, seja na hora de viajar ou apenas porque procura ter maior segurança.

Por isso, é muito importante pesquisar antes de selecionar a seguradora e o tipo de seguro. Em caso de dúvidas, verifique como outros consumidores avaliam a empresa e a reputação da companhia em sites como o Reclame Aqui.