Filmes sobre criminosos da vida real

Filmes sobre criminosos da vida real

Não adianta tentar explicar esse fenômeno, ainda mais porque isso seria tarefa para psicólogos ou psiquiatras. O fato é que filmes que tratam de crimes e criminosos reais são uma constante na história do cinema, e quanto mais escabroso o caso foi, melhor para o filme que se basear nele. Não faltam crimes dos mais diversos tipos para inspirar roteiristas e diretores, que conhecem bem a curiosidade mórbida das pessoas em torno deste tema, sendo que não faltam exemplos de grandes filmes trazendo esse conteúdo.

A seguir, uma seleção de onze casos em que a arte imitou a vida, mas um lado dela que a maioria das pessoas não conhece. Não faltam falsários, psicopatas, mafiosos, ladrões, mafiosos e outros tipos bastante perigosos, que qualquer um de nós não gostaria de ter como vizinho. Será que você conhece todos esses filmes?

1 – Bonnie & Clyde: Uma Rajada de Balas (1967)

Bonnie And Clyde (1967) Official Trailer #1 – Warren Beatty, Faye Dunaway Movie

O famoso casal de assaltantes de banco, que atuava durante a Grande Depressão, rendeu um verdadeiro marco na História do audiovisual. Isso porque o filme de Arthur Penn elevou a violência nas telas em um momento em que a censura interna dos estúdios afrouxava. O resultado é que Hollywood entrou em uma nova fase de filmes mais maduros e menos escapistas, permitindo até que o público simpatizasse com o casal fora da lei.

Conheça:

O final trágico de Bonnie & Clyde, como o cinema o mostrou, foi inovador e influenciou uma série de cineastas posteriores. Uma história tipicamente norte-americana, mas contada com uma sensibilidade rara naquele momento, dando origem a um clássico eterno.

3 – Operação França (1971)

The French Connection (1971) Trailer #1 | Movieclips Classic Trailers

Um dos maiores filmes policiais de todos os tempos, ostentando um lugar entre as melhores perseguições de carro do cinema, Operação França foi baseado no livro de Robin Moore sobre uma grande operação de transporte de drogas da França para os EUA. Os detetives “Popeye” Doyle e “Cloudy” Russo se esforçam para acabar com o esquema e prender os culpados, em uma história em que a polícia não é exatamente heroica.

Ganhando o Oscar de Melhor direção no ano seguinte, Operação França é mais surpreendente ainda quando se descobre que é baseado em fatos. Uma experiência que é potencializada pela ambiguidade dos personagens e por um final nada menos que imprevisível. 

2 –  Um Dia de Cão (1975)

Dog Day Afternoon (1975) Official Trailer – Al Pacino Movie

Um dos mais importantes longas da década de 1970, foi mais uma confirmação do enorme talento dramático de Al Pacino, vindo de O Poderoso Chefão e sua continuação. O que parecia um desastrado assalto a banco acaba ganhando uma dimensão incontrolável, quando os dois cúmplices acabam cercados durante o dia inteiro com seus reféns. As motivações envolvidas, entretanto, tornaram o caso ainda mais surreal.

Não apenas um show de atuações em um roteiro que surpreende a cada momento, Um Dia de Cão é um estudo sobre mídia, opinião pública e imprevisibilidade do ser humano, magnificamente orquestrado pelo grande Sidney Lumet em sua melhor fase. Para ver e rever.

4 – Henry: Retrato de um Assassino (1986)

Henry: Portrait of a Serial Killer (1986) – Trailer HD 1080p

Filme de serial killer pode ser cansativo se for baseado em clichês. Por exemplo, o joguinho de gato e rato entre assassino e uma policial bacana que o caça por toda a duração, para pegá-lo nos instantes finais. Aqui, não temos nada disso, pois o roteiro é baseado nos relatos de Henry Lee Lucas, que agiu com certa liberdade durante um bom tempo e tem seu dia a dia ao lado do cúmplice retratado na tela. Com orçamento baixíssimo, o filme incomoda pela naturalidade da violência.

O fascínio mórbido por essas figuras é explorado dentro de uma narrativa onde não há respiro, pois não há nenhum personagem por quem torcer. A vida real, além de não ter heróis, ainda pode ser muito mais assustadora do que qualquer ficção. 

5 –  Os Bons Companheiros (1990)

Goodfellas (1990) Official Trailer #1 – Martin Scorsese Movie

A máfia sem o glamour de O Poderoso Chefão. Acompanhando a ascensão de Henry Hill como braço da máfia italiana durante a década de 1960, o filme mostra a amizade entre entre ele, Jimmy Conway e Tommy deVito. Enquanto as leis contra o crime organizado não endureciam, Hill surfou em um vida confortável até que se tornou viciado em drogas, cada vez mais dependente e paranoico. 

Como resultado, Hill acabou testemunhando contras seus companheiros, desmistificando o código de silêncio associado a esse universo. O lado menos glorioso do crime sempre foi um tema na filmografia de Martin Scorsese, que aqui entregou um de seus melhores trabalhos e um dos maiores filmes de máfia de todos os tempos.

6 – Prenda-me Se For Capaz (2004)

Catch Me if You Can (2002) Trailer #1 | Movieclips Classic Trailers

Uma habilidade fascinante é a cara-de-pau, algo que o mundo do crime pode aproveitar muito bem. Frank Abagnale não tinha apenas isso, como também a extraordinária capacidade de falsificar documentos de forma perfeita. Assim, ele começa uma maratona de golpes, onde se passa por advogado, médico e até piloto, enganando a todos por onde passa. O filme acompanha a jornada do agente do FBI destacado para encontrá-lo.

Em Prenda-me Se For Capaz, é impossível não simpatizar com o picareta vivido por Leonardo Di Caprio. Steven Spielberg conduz o filme em um ritmo leve, porém movimentado, entregando um resultado que agrada a todo mundo, ainda que seja, essencialmente, a história de um criminoso.

7 – Zodíaco (2007)

Zodiac (2007) Trailer #1 | Movieclips Classic Trailers

Como fazer um filme sobre um serial killer que nunca foi pego e nem se tem certeza sobre sua real identidade? A solução para isso é o enfoque sobre o impacto desse assassino em personagens específicos, já que o caso foi absolutamente traumático para quem se envolveu sem ser necessariamente vítima direta. O policial destacado, um jornalista ameaçado e um civil obcecado por esses crimes compõem o mosaico do longa.

Dirigido por David Fincher, Zodíaco toca em um ponto sensível, que é o despreparo das autoridades para lidar com crimes desta natureza, criando um filme angustiante e revoltante sob vários aspectos.

8 – O Lobo Atrás da Porta

O Lobo Atrás da Porta – Trailer Oficial

Sequestrando a filha de seu amante, depois que este tenta romper o caso entre eles, uma mulher desequilibrada torna a vida dos pais da menina uma espiral de desespero. Até o chocante desfecho, O Lobo Atrás da Porta constrói seu clima na instabilidade de Rosa, interpretada por Leandra Leal, cujas atitudes deixam o público sempre apreensivo, mesmo que já conheça o caso real que inspirou o filme.

O diretor Fernando Coimbra acerta no suspense, onde a empatia pelo drama do casal também é forte. Essa é a prova que o Brasil tem material interessante para realizar filmes de apelo comercial, com potencial para bater de frente com os melhores exemplares gringos. 

9 – Spotlight: Segredos Revelados (2015)

SPOTLIGHT | Trailer | Mark Ruffalo, Michael Keaton, Rachel McAdams, Liev Schreiber

A cobertura do Boston Globe sobre um caso enorme de pedofilia dentro da igreja católica caiu como uma bomba na época, mas as coisas nunca são tão simples no sentido de denunciar e punir culpados. Os processos de investigação sempre esbarram em complicações, algo que Spotlight desenvolve muito bem, sem se perder em detalhes técnicos e entediar o público. 

Um dos longas que mais chamou atenção no Oscar de 2016, sua narrativa consegue desenvolver personagens que externalizam sua revolta de forma a gerar empatia no público. Certamente, um assunto espinhoso, mas trabalhado cuidadosamente para se tornar um ótimo filme. 

10 – O Bar Luva Dourada (2019)

Trailer O Bar Luva Dourada

Na década de 1970, Fritz Honka foi um serial killer que agia na região de Hamburgo, na Alemanha. O filme O Bar Luva Dourada pega emprestado o nome do local onde o assassino passava parte de seu tempo, convivendo com outras pessoas que sequer desconfiavam de sua atividade doentia. Sem mostrar grandes arroubos de inteligência, Honka disfarçava o cheiro pútrido de seu apartamento com desodorizadores comuns, evidenciando o grau de sua perturbação. 

Um filme bastante interessante, até por ser um “true crime” feito na Alemanha. Os desdobramentos do acaso que levam o criminoso a ser apanhado são pouco cinematográficos, impressionando o público pela vida grotesca do protagonista e pelos estranhos caminhos da vida real.

11 – Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019)

Extremely Wicked, Shockingly Evil and Vile Trailer #1 (2019) | Movieclips Trailers

Para fechar a lista, mais um assassino em série que está entre os mais famosos, cuja perspectiva é de uma pessoa que chegou a acreditar que ele era inocente. Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal já chama atenção pelo seu ator principal, Zac Efron, de High School Musical, que entrega uma atuação impecável. O filme explora o efeito do carisma de Ted Bundy nas pessoas com quem ele teve contato, mesmo depois de preso.

Um filme que deixa um arrepio na nuca, simplesmente por nos fazer imaginar que pessoas como essa andam livremente pelo mundo todos os dias. Mais uma vez, a prova de que o mal puro, personificado em algumas pessoas, rende obras cinematográficas de peso.