É possível realizar Pix pelo cartão de crédito

É possível realizar Pix pelo cartão de crédito? Tire suas dúvidas!

Já experimentou fazer Pix no cartão de crédito? Essa é uma das novidades oferecidas por instituições financeiras para clientes que preferem negociar usando o Pix, mas não têm o valor na conta no momento.

Dependendo das vantagens disponibilizadas pelo lojista, condições de parcelamento e taxas aplicadas, essa pode ser uma boa pedida para dar um alívio no orçamento mensal.

Mas é preciso observar alguns fatores para não comprometer seu planejamento financeiro.

Neste artigo, saiba mais sobre opções de Pix no cartão de crédito, como funciona e quando vale a pena usar esse meio de pagamento.

Dá para fazer Pix no cartão de crédito?

Sim, dá para usar Pix com cartão de crédito para o pagamento de produtos e serviços.

Essa alternativa é uma combinação entre os dois meios de pagamento e pode agregar benefícios durante as compras.

Basicamente, o lojista ou prestador de serviços recebe o valor integral de forma instantânea, como se você tivesse feito uma transferência via Pix.

Porém, em vez de o dinheiro sair da sua conta na hora, a cobrança virá mais tarde, na fatura do cartão de crédito.

Geralmente, consumidores usam essa modalidade para parcelar o valor total nas próximas faturas.

Pix no cartão de crédito: como funciona?

Como acabamos de explicar, quem recebe o Pix feito com cartão de crédito não vê qualquer diferença em relação ao Pix convencional. O que muda é a condição de pagamento para quem faz o Pix, pois a cobrança vem na fatura de um cartão de crédito.

Bancos que dão essa opção ao cliente costumam restringir o Pix ao seu próprio cartão, enquanto carteiras digitais podem aceitar o pagamento através de diferentes cartões que estejam cadastrados.

Para usar o Pix no cartão, o consumidor deve selecionar o pagamento por Pix e seguir as instruções normalmente, mas alterando a fonte de pagamento de conta corrente para cartão de crédito.

Quando fazer Pix com cartão de crédito?

Existem algumas situações em que é vantajoso usar o Pix com cartão de crédito, quando, por exemplo:

  • O estabelecimento ou prestador de serviço dá desconto no pagamento via Pix: nesse caso, o custo final pode ser como um pagamento à vista ou até mais em conta
  • A transferência via Pix convencional resulta em desequilíbrio no seu orçamento do mês: não faz sentido prejudicar outros pagamentos para fazer um Pix convencional. Então, combinar essa alternativa ao cartão de crédito, que permite parcelamento, ajuda a manter os gastos dentro do previsto
  • O valor do Pix fica mais em conta que o pagamento com cartão de crédito, mesmo incluindo a taxa adicional: alguns comerciantes veem tanta vantagem no Pix que podem dar incentivos consideráveis, ou mesmo negociar descontos atrativos para o consumidor
  • Você prefere concentrar todos os gastos no cartão para controlar as finanças e/ou aproveitar programas de benefícios como milhas e cashback: pode parecer contraditório, mas há quem use o limite do cartão de crédito para limitar o custo mensal. Nesse cenário, jogar o Pix em uma única vez na fatura pode valer a pena. Assim como acumular pontos em programas de benefícios oferecidos pela administradora do cartão.

4 cuidados com o Pix no cartão

Quando o assunto é cartão de crédito, é preciso tomar cuidado para não perder o controle dos gastos e ter de arcar com juros altos ao atrasar o pagamento da fatura.

Pensando nisso, trazemos quatro dicas para preservar a saúde das suas finanças usando o Pix no cartão.

Confira!

1. Compare as alternativas de pagamento

Normalmente, comércio e serviços oferecem diversas opções de pagamento, e cabe a você selecionar a mais adequada.

Leve em consideração as situações que citamos no tópico anterior, além da sua condição financeira para escolher com sabedoria.

2. Verifique se poderá arcar com as parcelas futuras

Depois de calcular e encontrar um preço vantajoso para o Pix com cartão, não esqueça de avaliar o impacto das parcelas nos meses seguintes.

Lembre-se de que parte do limite do seu cartão também vai ficar comprometido até a quitação das parcelas.

3. Coloque limites nos gastos

Essa é a regra de ouro para a gestão das finanças pessoais — e de qualquer outro tipo de orçamento.

Estabelecendo limites para os gastos, você diminui o risco de endividamento e passa os meses com tranquilidade.

Monitore a fatura do cartão de crédito

Não é porque a compra foi dividida em 5 vezes ou mais que você deve deixar de controlar esse valor na fatura. Aliás, essa é uma atitude que ajuda a planejar os próximos gastos sem sacrificar o equilíbrio financeiro.Usando uma conta digital, dá para acompanhar dados sobre o cartão de crédito com poucos cliques pelo aplicativo e aproveitar os benefícios do Pix no cartão!