O que é o Product Discovery e como funciona na prática

O que é o Product Discovery e como funciona na prática?

O Product Discovery é a ferramenta de elaboração do planejamento de todo o roteiro do produto, visando garantir um resultado que seja útil para os consumidores e possua viabilidade.

Para sobreviver no mercado, um produto precisa se adaptar. E se essa adaptação estiver desconectada das necessidades dos clientes, não será capaz de competir.

Visando garantir essa conexão, o Product Discovery é uma etapa essencial no desenvolvimento de projetos. A adoção deste processo de planejamento reduz especulações incertas e erros, além de possuir uma metodologia que leva a equipe a alcançar soluções digitais.

Basicamente, esta ferramenta consiste na realização do estudo de um produto, fazendo o levantamento de dados sobre o seu papel no mercado, seu apelo para o público e o que é necessário para tirá-lo do papel. Tal levantamento é feito através de pesquisas de mercado, entrevistas com clientes e testagem de hipóteses.

Alguns atributos definidos durante o Product Discovery são: o público-alvo, a estratégia de penetração no mercado, a adequação ao mercado, a premissa do projeto, a elaboração de protótipos, e qualquer outro tipo de caraterística que seja implantada visando criar um produto bem sucedido.

O Product Discovery torna-se imprescindível no cenário atual, onde o futuro dos produtos é cada vez mais incerto, pois o mercado produto-serviços está dando mais destaque para serviços.

O principal objetivo do Product Discovery é garantir o produto mais útil e direto possível, que tenha alcance entre os consumidores e esteja alinhado com suas necessidades e desejos. Esta não é uma tarefa tão simples quanto parece, pois é fácil cair no erro, afinal cerca de 65% das funcionalidades criadas não são utilizadas.

Ao reduzir esse faotr, o produto torna-se não só mais útil para o público, como também mais lucrativo para a empresa. Por isso, torna-se fundamental garantir que a equipe não desperdice tempo e recursos desenvolvendo produtos que não terão utilidade para o consumidor médio.

O Product Discovery é um ciclo que compreende cinco etapas. A primeira delas é a definição, onde será determinado o objetivo do produto e desenhada a estratégia.

Em seguida ocorre a fase de pesquisa, onde o desafio será analisado tanto sob a óptica da empresa, quanto a do consumidor. Para tal, serão realizadas análises de mercado, entrevistas com clientes, etc.

Após determinar os propósitos do produto e identificar os principais problemas, chega o momento de partir para a ideação, onde serão elaboradas ideias, inicialmente em processo de brainstorming, que posteriormente irão para uma seleção menor.

Depois de definida a proposta de solução, haverá a testagem de sua validação, que ocorre na fase da prototipagem. Por fim, há a etapa do refinamento, onde será feito uma avaliação de todo o processo, buscando aprimorá-lo futuramente.

A adoção de um Product Discovery oferece benefícios não só à companhia, mas também à equipe de produtos que vê seu trabalho otimizado e aos clientes que ganham produtos que atendem às suas demandas.

Essa metodologia também possibilita que a equipe desenvolva um produto que destaque dentre as convenções de mercado, entregando um resultado mais personalizado para os consumidores.

Sobre a consideração das demandas dos clientes, é importante ressaltar que a necessidade é priorizada em relação ao desejo. Portanto, antes de se pensar na usabilidade ou no aspecto agradável do produto, é importante garantir que ele seja útil e eficiente.

O Product Discovery dá um encaminhamento correto ao processo de desenvolvimento do produto e à equipe, evitando erros e ideias desnecessárias, e, portanto, garantindo economia de tempo e recursos.

No fim, esse procedimento confere uma visão ampliada sobre o produto, por considerar também os fatores de mercado e a visão dos usuários. Esse é um diferencial que agrega valor ao empreendimento.Para conhecer mais sobre essa ferramenta, inscreva-se no nosso Curso de Product Discovery!