Quais são os objetivos de uma moto clube

Quais são os objetivos de uma moto clube

Muitas pessoas que amam andar de moto e tem como o motociclismo um estilo de vida buscam um grupo para se sentir pertencidas, por isso nesse post preparado juntamente com a equipe do loja de moto peça Motos Neno, vamos explicar quais são os objetivos de uma moto clube.

Sendo assim, antes de entender os objetivos, é preciso saber o que são moto clubes, assim como entender um pouco sobre a sua história, ações sociais e como participar desses grupos.

O que são moto clubes?

Um moto clube nada mais são que grupos de pessoas muito organizados que são apaixonadas por motociclismo. Esse tipo de clube além de possuir sede, também tem representantes com funções bem definidas.

Sendo assim, um moto clube é descrito como uma entidade sem fins lucrativos, sendo que podem ser orientadas por um estatuto, mas isso depende do nível organizacional e de formalidade de cada moto clube.

Dentro dos motos clubes há uma diretoria, além de um organograma que orienta a hierarquia de cada membro determinada na construção do clube.

Sendo assim, podemos dizer que, tanto os direitos como também os deveres estão definidos no estatuto interno e devem ser seguidos por todos os membros do clube.

Quais são os objetivos de uma moto clube?

Podemos dizer que o moto clube tem como principal objetivo fazer a promoção de reuniões e a construção de amizades entres pessoas que buscam interesses incomuns, sendo a principal, a paixão por motocicletas.

Sendo assim, a socialização entre os integrantes do grupo é o fator principal para a construção de um moto clube, que durante o ano organiza eventos, encontros e passeios para promover a interação e a construção de um elo de amizade entre pessoas que amam motos.

História 

A história dos motos clubes está relacionada diretamente à história das motocicletas em si e do seu contexto histórico.

Com o fim da Segunda Guerra, muitos soldados americanos que sobreviveram aos horrores desse período, tiveram muitas dificuldades para se encaixar no monótono cotidiano familiar e do trabalho.

Por isso, buscaram nas motocicletas uma alternativa de ter um pouco mais de adrenalina, alimentando assim os seus espíritos aventureiros.

Com isso não demorou muito para esses primeiros motociclistas descobrirem as vantagens de viajar em grupo, com pessoas que também dividiam o amor por motos de adrenalina.

Antes desse boom de motociclistas depois da Segunda Guerra Mundial, em 1903 foi fundado em Nova Iorque o Yonkers Motorcycle Club, considerado um dos primeiros moto clubes dos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, em 1927 foi fundado o Moto Club do Brasil, sendo considerado hoje um dos mais antigos do mundo, assim como o de Nova Iorque.

Moto clube fundado por mulheres

Nos anos de 1940, a piloto inglesa Linda Dugeau e a americana Dot Robinson fundaram o moto club Motor Maids.

O principal objetivo deste moto clube era criar um espaço seguro para que as mulheres em grupo pudessem pilotar sem que sofressem assédio.

Mesmo combatendo o preconceito, muitas motociclistas eram vistas pela comunidade de forma negativa, gerando assim muitas situações de desrespeito e preconceito.

O Motor Maids foi o início de um grupo livre e seguro para mulheres apaixonadas por motociclismo que queriam a liberdade de pilotar suas motos.

Ações sociais

Além da construção de amizades, muitos grupos de motos clubes promovem várias ações sociais com a finalidade de ajudar a comunidade.

Em vários períodos do ano, esses grupos de pessoas promovem arrecadação de alimentos e produtos de higiene para comunidades carentes que precisam desse apoio, além também de fazer ações para ajudar orfanatos, por exemplo.

Como participar de um moto clube

É importante que você entenda que cada moto clube tem o seu estatuto com suas regras de convivência, e até mesmo para acolher novos membros.

Sendo assim, antes de mais nada é importante que você faça uma boa pesquisa sobre os motos clubes, escolhendo aquele no qual você mais se identifica, sendo que há alguns que organizam eventos e outros formados apenas para confraternização.

Outra forma de buscar participar desses grupos, é ir a encontros para realmente entrar em contato com os grupos de entender um pouco mais sobre eles, uma vez que os mesmos possuem regras bem específicas que devem ser seguidas.

Vantagens de participar de um moto clube

Uma das principais vantagens de se integrar um moto clube é a possibilidade de conhecer pessoas novas que tem a mesma paixão que você, além de participar de encontros e eventos.

Além disso, é possível aproveitar ótimos passeios de moto com mais segurança, uma vez que eles são feitos em grupo.

Outra vantagem é a possibilidade de conhecer novos lugares, pois geralmente os motos clubes promovem passeios para destinos diferentes.

Apresentamos alguns objetivos de um moto clube, além da sua história, a participação das mulheres nos mesmos, e as vantagens para quem é apaixonado por motos de integrar um desses grupos.