Fundos de investimento

Fundos de investimento: quais são e como começar a investir?

Você já ouviu falar em começar um investimento ou conhece algum investidor (a)? Com certeza sim! O investimento é um setor muito popular do mercado, apesar de parecer distante da realidade de muitos, é um setor muito acessível e pode variar em muitas repartições, variando desde investimentos mais simples até os mais complexos, que envolvem maiores burocracias.

O investimento, como o próprio nome afirma, é uma forma de ter um lucro superior para complementar a renda ou se tornar a única renda. É uma forma de se sobressair financeiramente. Entretanto, quais são e como começar a investir? 

O que são fundos de investimento? 

Fundos de investimento é um método de lucrar a partir de aplicações financeiras, baseando-se em um determinado valor aplicado em grupo ou sozinho, ou seja, pode ser de forma coletiva, no qual vários integrantes do investimento focados em um mesmo propósito, aplicam um valor para então 

determinar o peso do lucro recebido no final.

O valor definido é aplicado por um especialista profissional de cada setor. Os ganhos finais são determinados em um período x de tempo e distribuído entre os investidores conforme o valor investido anteriormente gerou de resultado.

Normalmente, os Fundos de Investimentos são disponibilizados em carteiras de ativos do mercado financeiro, podendo ser renda fixa ou variável; carteira nos quais são administradas pelos gestores de investimentos citados anteriormente.

O investimento pode ser feito em moedas, criptomoedas, imobiliário, ações, títulos, entre outros. É importante lembrar que os investimentos devem ser regularizados por um regulamento oficializado em cartório, tudo conforme estipula a legislação.

O que significa começar um investimento? 

Começar um investimento significa iniciar um “projeto para lucrar” em determinado setor, começar uma “aposta” em um patrimônio baseando-se em métricas, técnicas e estudos, para ao final obter um lucro.

Como foi citado anteriormente, o investimento deve ter um embasamento profissional, um foco determinado por métricas estudadas, mas, o investimento pode ser livre para os indivíduos que desejam começar a investir.

De fato, começar a investir é basear-se em estratégias para que o “dinheiro” ou valor monetário determinado “volte” em um valor muito maior do que foi investido.

Qualquer pessoa pode começar a ser um investidor? Como de fato começar a investir? 

Sim! Qualquer pessoa pode começar a ser um investidor e ter um resultado alto de lucro mesmo sendo iniciante nesse mercado.

Entretanto, é viável se atentar em algumas situações que possam acontecer, e para isso é importante ter um embasamento mesmo que básico referente à área no qual pretende começar a investir, e consequentemente, se inserir nesse mercado com apoio de um profissional especialista, para evitar irregularidades, ilegalidades, e o principal, a exposição ao prejuízo financeiro. 

Mas calma! Não é necessário se tornar um profissional do investimento para se tornar um investidor, entretanto, para maior segurança e eficiência em qualquer negócio que se inicia, é importante ter um conhecimento, até mesmo para se inserir com melhor aproveitamento, evitando golpes.

Além de claro, conhecer as principais e melhores opções, os prós e contras de cada uma, quais os profissionais e empresas mais eficientes, dicas importantes para iniciantes, novas tendências de fundos de investimentos, entre outras informações. 

É possível começar a investir do zero? 

Tudo pode ser começado do zero, o que irá influenciar é como começar e qual apoio terá, já que será um iniciante. Para isso, é muito importante antes de qualquer atitude, conhecer e pesquisar sobre, aproveitando a praticidade e acessibilidade que a internet fornece. Conheça, pesquise, estude e converse com profissionais.

Posteriormente, filie-se com uma empresa ou com profissionais especialistas de confiança, indicados por plataformas seguras ou por conhecidos que já realizaram o investimento anteriormente. Quando se trata de dinheiro é muito importante não “meter os pés pelas mãos”. 

Quais são os principais tipos de Fundos de investimento? 

Criptomoeda

A criptomoeda é uma das maiores tendências de 2022, crescendo gradativamente tanto em conhecimento quanto em variedade de opções. A criptomoeda é uma classificação para os mais variados tipos de moedas digitais disponibilizadas na atualidade, as moedas que são compradas, vendidas, transferidas e utilizadas apenas na internet.

Por sua variedade de moedas, e demais benefícios como praticidade, lucro, e disponibilidade, é um dos maiores fundos de investimentos na atualidade. Essa é a modalidade ideal para aqueles que preferem deixar a gestão do próprio patrimônio nas mãos de terceiros. Nesses casos, provavelmente você não estará aproveitando as oportunidades que as altcoins têm a oferecer, já que esses fundos tendem a ter, em sua maioria, investimentos apenas em Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH). 

Para quem prefere fazer a gestão do próprio dinheiro, é fundamental aprender a como investir em criptomoedas e conhecer uma das principais moedas de destaque, a Algorand. Dessa forma, você potencializa suas chances de lucro, já que estará diversificando seus investimentos em cripto.

Ações

Um dos mais conhecidos Fundos de investimento é em ações. Basicamente investir em ações significa destinar o dinheiro de investimento no mercado de ações como bolsa de valores, títulos, entre outros. O investimento é feito por um gestor profissional da área que irá analisar o que está mais benéfico no momento.

Fundos imobiliários

Como o próprio nome afirma, trata-se de investimentos em imobiliárias, no qual o investidor compra parte de imóveis (casas, terrenos, shoppings, chácaras, fazendas) e aguarda um retorno financeiro referente ao capital investido.

Fundos cambiais

O investimento em fundos cambiais trata-se de investimentos em moedas estrangeiras, como dólar, euro, entre outras moedas em alta. É semelhante ao investimento em criptomoedas, no qual é adquirido um valor x na moeda desejada por um valor real, para posteriormente aguardar o rendimento.