praias com mar calmo para relaxar e curtir com a família

8 praias com mar calmo para relaxar e curtir com a família

Há quem prefira mar de águas agitadas e ondas fortes, visto que permitem a prática de esportes como surfe. Contudo, existem ainda aqueles que se encantam pelas águas calmas, pois são ideais para relaxar e tomar um bom banho refrescante, especialmente quando falamos de viagens com crianças. Afinal, ainda que exijam a atenção constante dos pais, elas são mais seguras. A boa notícia é que o litoral brasileiro é extenso, conseguindo agradar a todos os gostos. E, se você prefere águas calmas, que se parecem com verdadeiras piscinas, continue acompanhando o post de hoje até o fim e conheça algumas. 

1. Praia do Centro, Itapema, Santa Catarina

Essa é uma das praias mais movimentadas da cidade, ficando atrás apenas da Meia Praia, que também é bastante famosa. Com mar de águas calmas e cristalinas, a Praia do Centro conta com ótima estrutura e complexo comercial de bares, restaurantes e outros estabelecimentos. Com mais de 2 quilômetros de extensão, ela possui um calçadão bem amplo com paisagismo, sendo muito propício para bons passeios e a prática de atividades físicas. Na verdade, toda a cidade é famosa por sua estrutura excelente, fazendo com que muitos até mesmo procurem uma imobiliária em Itapema a fim de morar e investir nessa região que se desenvolve cada vez mais. 

2. Praia do Cedro, Ubatuba, São Paulo

Considerada uma das praias mais bonitas de Ubatuba, a Praia do Cedro é pequena, com areia branquinha e fofa, parecendo que nunca foi habitada. Suas águas azuis e verdes extremamente tranquilas formam piscinas naturais ideais para ver os peixinhos, ouriços e outros animais marinhos que ficam próximos das pedras. Justamente por isso, é um excelente local para praticar mergulho. Ainda que seja escondida, ela é bem movimentada e possui boa infraestrutura para os turistas. 

3. Praia do Cachadaço, Paraty, Rio de Janeiro

Localizada na vila de Trindade, em Paraty, essa praia é famosa não apenas pelo mar, mas também pela piscina natural que se forma no canto da região. A água salgada é contida por grandes rochas, formando uma reserva natural de águas rasas e totalmente cristalinas. Aqui, os turistas podem relaxar ao máximo, ver os peixinhos nadando e se esticar nas grandes pedras para pegar um bronze. 

4. Praia de Taipu de Fora, Península de Maraú, Bahia

Recheada de piscinas naturais, essa praia é o lugar perfeito para quem gosta de boiar e relaxar em águas tranquilas. Com cerca de 7 km de extensão e areias douradas, ela é cercada por coqueirais a perder de vista, criando um cenário ainda mais incrível para seus dias de descanso. Além disso, a pequena vila oferece boa estrutura de pousadas, restaurantes, bares e lojinhas para servir os turistas. 

5. Porto de Galinhas, Ipojuca, Pernambuco

Porto de Galinhas não poderia ficar de fora de nossa lista, sendo uma das mais famosas do estado pernambucano. Localizada em Ipojuca, sua paisagem é emoldurada pelas piscinas naturais de águas quentinhas, calmas e transparentes. Além disso, é recheada de peixes coloridos e jangadas que deslizam de um lado para o outro na maré baixa e levam os turistas até às piscinas da região. 

6. Baía do Sancho, Fernando de Noronha, Pernambuco

Localizada em um dos arquipélagos mais famosos do mundo, Fernando de Noronha, a Praia Baía do Sancho é considerada uma das mais bonitas do planeta. Com areias clarinhas e mar cristalino de águas tranquilas, o local é ideal para a prática de snorkel e flutuação. Mas, é importante ter um bom planejamento, pois como é uma área de preservação, o número de visitantes é controlado. 

7. Praia da Ferradura, Búzios, Rio de Janeiro

Localizada próxima do centro, a Praia da Ferradura possui esse nome devido ao formato arredondado, como se fosse uma baía. Essa característica faz com que o mar seja muito tranquilo e praticamente sem ondas, sendo ideal para quem quer relaxar e também para a prática de esportes, como Stand Up Paddle, caiaque, pedalinho, etc. Com água azul e cristalina, essa praia possui ótima infraestrutura turística. 

8. Praia do Julião, Ilhabela, São Paulo

Considerada uma das praias mais tranquilas de Ilhabela, ela é pequena e escondida, mas reserva um visual incrível com areais fininhas e brancas. Com pedras à beira-mar, são formadas pequenas piscinas naturais em que é possível ver vários peixes. A orla ainda abriga um antigo alambique, um restaurante e algumas barracas montadas para a alta temporada. O acesso é feito a pé por uma trilha de cerca de 300 metros que sai da estrada sentido sul ou por um caminho de pedras a partir da Praia Grande. 

Então, agora que você conhece algumas das praias com mar tranquilo para relaxar, já pode começar a planejar sua próxima viagem. Aproveite que o calor ainda continua intenso para se divertir ao máximo no destino e tomar banhos incrivelmente refrescantes.