O que o álcool pode causar na vida das pessoas?

O que o álcool pode causar na vida das pessoas?

Você já parou para pensar o que o álcool pode causar na vida das pessoas nos dias de hoje?

Querendo ou não, por se tratar de uma droga do tipo lícita, ou seja, que tem o consumo e venda livre, é muito comum que ela seja muito buscada em diversas situações, principalmente em momentos de socialização.

No entanto, por mais que o álcool possa ajudar a criar laços de amizades entre pessoas e ajudem principalmente os mais reservados a se soltarem, saiba que estamos falando de uma bebida extremamente prejudicial à vida humana.

Para você ter uma ideia, de acordo com estudos feito pela Vigitel 2019, cerca de 18,8% da população brasileira são considerados viciados em álcool, fazendo o uso abusivo da substância.

São mais de 4 milhões de alcoólatras, que infelizmente têm a sua vida prejudicada devido à dependência ao álcool.

Veja a seguir um pouco mais sobre o que o álcool pode causar na vida das pessoas nos dias atuais.

Quais são os danos causados pelo uso do álcool?

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), em todo o mundo, cerca de 3 milhões de mortes ocorrem por ano devido ao uso nocivo do álcool. Isso equivale a cerca de 5,3% das mortes no mundo.

E, além disso, quando não gera diretamente a morte, o uso excessivo do álcool pode trazer danos graves à saúde física, mental e até intelectual.

Para você que se pergunta qual o efeito do álcool no organismo, saiba que alguns são:

  • Aumento no risco de desenvolvimento de doenças mentais e comportamentais, como distúrbios, cirrose hepática, cânceres, doenças cardiovasculares e outros;
  • Perda de memória;
  • Paranoia e alucinações;
  • Perda da capacidade social;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Insônia e problemas de má qualidade do sono;
  • Aumento no risco de infecções como pneumonia e tuberculose;
  • Azia e dores no abdômen.

Diversos especialistas afirmam que o álcool é uma das substâncias mais prejudiciais do mundo, pois ao contrário de outras drogas, ela é livremente liberada para uso, atingindo de forma mais intensa e ampla os indivíduos.

Por fim, poucos sabem o que o álcool pode causar na vida das pessoas, até que venham a experimentar alguns desses danos.

Sintomas que indicam a dependência alcoólica

Especialistas no mundo todo vem estudando formas de como identificar a dependência alcoólica de forma rápida, principalmente para que seja realizado o tratamento antes que os danos à saúde sejam maiores.

Até porque, assim como outros vícios, a dependência alcoólica vai oferecer sintomas que vão se construindo no médio e longo prazo, e que às vezes o próprio indivíduo não sente.

Não é à toa que às vezes chegar a um dependente de álcool falando que ele está viciado na bebida pode soar como um insulto, pois nem ele mesmo percebe o vício.

A OMS classifica hoje o alcoolismo como uma doença psiquiatra, que apresenta comportamentos físicos e mentais que indicam sintomas.

Dessa forma, o álcool etílico pode provocar alterações no organismo humano, e alguns dos principais e mais comuns sintomas são:

  • Necessidade de beber a qualquer momento ou situação;
  • Falta de raciocínio, esquecimento ou diminuição drástica na concentração;
  • Distúrbios no sono e alimentação;
  • Queda na imunidade corporal;
  • Alta irritabilidade, estresse e até agressividade quando não está fazendo uso da bebida;
  • Evitar locais que não oferecem bebida alcoólica;
  • Abstinência como tremedeiras, salivação e outros quando demora muito a beber.

Como se livrar do vício em álcool?

Agora que você consegue ter uma noção mais ampla do que o álcool pode causar na vida das pessoas, saiba que essa doença possui cura e tratamento.

Nos dias de hoje, já existem casas de recuperação, chamadas popularmente como clínicas de reabilitação, que oferecem o tratamento profissional e apropriado para o vício em álcool.

Hoje, inclusive, já existem as melhores clínicas para dependentes químicos em SP e ao redor de todo o Brasil, onde você consegue encontrar uma próxima a você de alta qualidade e referência.

Lá você terá apoio e acesso a um time de profissionais que vão estudar e indicar o tratamento ideal com base no seu vício, na busca de obter os resultados desejados.

Quanto tempo dura a internação de um dependente do álcool?

Não existe um tempo tabelado para quando tempo um dependente do álcool ficará internado em uma clínica de reabilitação.

Até porque, fatores como tempo de dependência, tipo de substância usada, resposta do organismo ao tratamento e dentre outros, podem afetar o período de internação.

Em média o tempo de duração do tratamento circula entre 30 dias a 6 meses, dependendo dos fatores.

Claro, existem casos mais graves, e que a internação pode chegar até mesmo aos 12 meses.

Conclusão

Então, viu o que o álcool pode causar na vida das pessoas? Por mais que para muitos seja uma substância inofensiva, ela pode trazer muitas complicações.

Por fim, se você quiser saber mais sobre o que o álcool pode causar na vida das pessoas, veja o vídeo do canal do Dr. Samuel Dalle Laste.