Entenda como funciona o ciclo estral das cadelas

Entenda como funciona o ciclo estral das cadelas

Você sabe o que é e como funciona o ciclo estral das cadelas? Composto por 4 fases, trata-se do ciclo reprodutivo das fêmeas de cachorro. Saiba mais aqui.

Se você tem uma cadela ou um cão macho e deseja cruzá-lo, já deve ter ouvido falar em cio. Esse período popularmente chamado de cio é o estro, uma das quatro fases do ciclo estral das cadelas. Estamos falando do período relacionado à reprodução, assim como o ciclo menstrual acontece para as mulheres.

As quatro fases do ciclo estral das cadelas são “anestro, proestro, estro e diestro”. A liberação de secreção pela vagina e vulva da cadela acontece na fase de proestro e pode variar de intensidade de fêmea para fêmea. Em alguns casos, o uso das fraldas caninas pode ser recomendado para manter o ambiente limpo, livre de sangramentos ou de outras secreções.

Vamos entender a seguir mais detalhes sobre as quatro fases do ciclo estral das cadelas e esclarecer aspectos que influenciam no cruzamento delas com os cães.

1. Anestro

Nessa fase, a cadela está em total inatividade sexual, graças a uma involução do útero. O período tende a durar cerca de 125 dias com baixos níveis de estrógeno e progesterona.

2. Proestro

O proestro é a fase em que se inicia o conhecido cio, quando a cadela está com altos níveis de estrógeno. Os sinais dessa fase são edema de vulva e vagina, presença de secreção similar à menstruação, atração aos machos, mas ainda sem aceitação.

3. Estro

Na fase de estro, normalmente, a cadela não apresenta mais sangramento e, por isso, dispensa-se o uso das fraldas caninas. O comportamento do animal também muda, pois nessa fase ocorre a ovulação e, portanto, a fêmea passa a aceitar o macho. O comportamento da fêmea nessa fase é bem característico: elas ficam mais agitadas, carinhosas e carentes.

4. Diestro

Após o estro, a cadela passa a não aceitar mais o macho. Essa é a fase de diestro, período com cerca de 60 a 85 dias após o fim do estro. Nesse período, podemos observar a diminuição da vulva e um comportamento mais calmo da cadela.

Quando ocorre o primeiro ciclo estral em cadelas?

O início do primeiro ciclo estral das cadelas varia entre as raças e o porte dos cães. Em raças menores, o ciclo tende a começar entre o 6º e 10º mês de vida do animal. Enquanto isso, em raças de grande porte, o ciclo pode começar entre o 18º ao 24º mês. A periodicidade do ciclo estral também muda de acordo com alguns fatores, como hereditariedade, raça, idade do animal, entre outros.

Em que momento do ciclo estral a cadela pode cruzar?

Se você tem interesse em cruzar sua cadela, saiba que a melhor fase do ciclo estral para isso é após a fase do estro (o popular cio), como vimos acima. A cadela pode cruzar a partir de 5 a 15 dias após o proestro. Para saber se é o momento certo, verifique alguns sinais: nesse momento, a cachorrinha não apresenta mais sangramento (como a menstruação) e a vulva está mais discreta.

Posso cruzar minha cadela no primeiro cio?

Apesar de ser um ciclo natural para reprodução, os médicos veterinários não recomendam cruzar a cadela já no primeiro ciclo estral. Recomenda-se esperar até o terceiro cio para gerar filhotes. No caso dos machos, a indicação é esperar até os 18 meses de vida.

A reprodução de cachorros deve ser feita com conhecimento desses ciclos e também com responsabilidade. Fique atento às fases do ciclo estral da sua cadelinha, às diferenças comportamentais em cada etapa e ofereça o melhor ambiente para que ela se desenvolva com saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Se você ainda tem dúvidas e precisa saber mais sobre o ciclo estral das cadelas, converse com um veterinário e não coloque em risco a vida do seu mascote.