Pedra Âmbar vermelha

A história da Pedra Âmbar

O âmbar é uma resina fóssil que data da pré-história, originada de seiva fossilizada e que pode conter alguns pequenos animais, insetos ou penas. As cores do âmbar natural variam de amarelo limão a marrom escuro e laranja, podem ser até mesmo verdes e azuis.

Os primeiros usos do âmbar remontam aos tempos pré-históricos. Já era usado nesta época distante para fazer jóias de âmbar, pequenos trabalhos artísticos e amuletos.

A partir do século VI a.C., os celtas fizeram uso extensivo do âmbar para fazer colares. Nos tempos antigos, esta gema era altamente valorizada e comercializada. Além disso, desde a Idade do Bronze, a Rota do âmbar ligava o Mar Báltico ao Mar Mediterrâneo.

Característica do Âmbar

O âmbar, embora não tenha propriedades ou seja sem origem mineral, é considerado uma gema ou pedra semipreciosa pelos profissionais da joalheria. Desse modo o âmbar de fato pertence à família de gemas apelidadas de orgânicas, como corais, madrepérola, pérolas, marfim, etc.

Composto por resina vegetal, o âmbar contém, portanto, substâncias minerais de origem orgânica, não cristalinas. É uma pedra muito frágil, e flutua na água salgada, devido ao seu peso leve.

O âmbar pode ser transparente, translúcido, escuro e opaco. Seu brilho oleoso a resinoso apresenta uma gama bastante ampla de cores.

Virtudes da Pedra Âmbar

Por milênios, o âmbar tem sido usado para aliviar dificuldades físicas e psicológicas.

De fato, traz muitos benefícios para a memória e para a mente. Usada em forma de colar de âmbar para ansiedade, esta resina purifica o corpo, o cérebro, o entendimento e ajuda com os sintomas da doença.

Acreditava-se que, na Antiguidade, âmbar protegia os guerreiros trazendo-lhes sorte,além de ajudar a realizar sonhos, ambições e ideais.

O âmbar tem o poder de devolver o vigor ao coração e catalizar a energia solar. Além disso, na tradição francesa, as bodas de âmbar comemora os 34 anos de casamento.

Consumido como incenso, o âmbar purifica os espaços e é ideal para locais de terapia e meditação.

A Nível Físico

A pedra âmbar tem o poder de livrar o corpo de toxinas prejudiciais, garantindo assim uma boa saúde para a garganta, coração, hormônios, rins e bexiga. O âmbar tem a capacidade de curar dores de garganta e limpar as vias aéreas (principalmente quando usado como incenso). Pode combater e prevenir a gripe.

Mas também, esta resina garante um apaziguamento perfeito que melhora a qualidade do nosso sono e permite combater até certo ponto algumas manifestações de stress e depressão.

O âmbar tem o dom de tratar as origens das doenças. É considerado muito eficaz para o tratamento de distúrbios auditivos, regulação hormonal, falta de sono, dores de cabeça e enxaqueca, acne, asma, trombos, infecções bacteriológicas e virais, câncer e artrite por estar na forma de elixir.

O âmbar ajuda a reforçar, com grande eficácia, a boa saúde do sistema imunológico, circulatório e nervoso adrenérgico, bem como dos ossos, do coração e do estômago, da pele, dos dentes, do fígado e das glândulas, com secreção interna.

No caso de dependência do alcoolismo, esta resina pode ajudar na desintoxicação e facilita a purificação do sangue.

Um colar de âmbar passado entre crianças pequenas também teria a virtude de proporcionar uma sensação de calor. Como anti-inflamatório, também ajuda a aliviar a dor dos bebês durante a dentição.

No Nível Emocional/Espiritual

O tratamento com pedras, chamado litoterapia, é uma abordagem de cuidados com base na influência sutil que os minerais podem ter nos seres humanos. No entanto, o âmbar, devido à sua natureza solar natural, pode nos ajudar a superar nossos bloqueios.

O âmbar acalma e equilibra o yin e o yang, ou seja, o todo e seu oposto, o lado feminino e masculino de cada ser, imobilidade e movimento, quente e frio, luz e escuridão.

Assim, o âmbar tem a extraordinária capacidade de estimular o otimismo, esse grande auxiliar que ajuda a expulsar a depressão temporária ou o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), o rancor e a propensão à violência.

É também uma pedra estimulante que pode fortalecer o trabalho cerebral, tornando o pensamento mais claro e estável. Tranquiliza a paixão, acalma os nervos, a hiperemotividade, a tensão, a ansiedade tanto quanto a aflição e a tristeza.

O âmbar exalta a aura da pessoa tornando-a mais radiante, aumenta a autoestima, estimula a meditação, facilita a comunicação com os espíritos e promove o desenvolvimento da espiritualidade.

Purificação e Recarga da Pedra Âmbar

Seja na forma de pingente, pulseira, pedra laminada ou crua, a pedra âmbar deve ser purificada e recarregada para que possa mais uma vez trazer seus benefícios.

De fato, depois de algum tempo, a pedra terá dado toda a energia que continha e precisará encontrar energias naturais.

Para fazer isso, basta enxaguá-lo em água corrente ou deixá-lo marinar em um recipiente cheio de água durante a noite. Mais importante ainda, evite produtos químicos que podem danificar seriamente o âmbar.

Para recarregá-lo, basta expô-lo ao sol por no máximo uma hora.

Lembre-se de sempre purificar e recarregar uma pedra quando você acabou de se apropriar dela para eliminar as vibrações anteriores.