Quer saber quais documentos podem ser assinados digitalmente? Essa tem sido uma dúvida cada vez mais frequente, mas que iremos esclarecer no artigo de hoje.
A cada dia que passa, os processos vêm se tornando cada vez mais digitais. Por consequência, acaba forçando pessoas e empresas a se adequar a esse novo normal.
Então, para saber quais documentos podem ser assinados digitalmente, é só conferir este artigo até o final.
Quais documentos podem ser assinados digitalmente?
Existem vários tipos de documentos dos quais você pode assinar de forma digital. Mas, em todos eles, é necessário contar com uma empresa idônea, que seja capaz de oferecer esse serviço da melhor maneira possível.
Por isso, uma das opções do mercado é a urcompany, uma vez que também oferece certificado digital.
Mas, falando sobre quais documentos podem ser assinados digitalmente, citamos os seguintes:
1. Contratos de compra e venda de serviço
Fato é que as assinaturas eletrônicas para documentos que têm alguma relação com compra e venda já são muito populares.
Hoje em dia, graças a modernização dos processos, assinaturas em papel e caneta já deixaram de ser necessárias para essa situação.
2. Contratos de não divulgação – NDA
Ou falar sobre quais documentos podem ser assinados digitalmente, não podemos deixar de mencionar os NDA.
A partir dele, torna-se possível definir como você irá compartilhar informações ou ideias que são mais sigilosas, com uma agência de marketing, fornecedor, consultor financeiro, advogado etc.
Ou seja, os NDAs podem ser tanto unilateral quanto mútuos, desde que ambas as partes estejam divulgando alguma informação.
Se não houver um NDA em vigor, há possibilidade de que alguma outra pessoa possa usar as informações que compartilhou sem que tenha a sua permissão.
3. Solicitação de proposta ou de cotação
Muito conhecida como “RFP” ou “RFQ”, trata-se de um tipo de documento comercial, o qual fornece e anuncia alguns detalhes a respeito de um determinado projeto.
O intuito, nesse caso, é o de obter algumas propostas de fornecedores e também de terceiros que podem vir a fechar contrato.
Esse tipo de documento ainda deve descrever os termos do contrato e também o processo de licitação, fornecendo todas as informações que são necessárias.
4. Contratos de vendas
Também não há como falar sobre quais documentos podem ser assinados digitalmente e ficar sem mencionar os contratos de venda.
Nesse caso, trata-se de um tipo de contrato criado entre o comprador e o vendedor. Tanto o contrato de consumidor quanto os de empresas podem sim serem assinados remotamente.
Inclusive, o contrato de venda de mercadorias acaba ajudando a proteger as duas partes, haja vista que estabelece todos os detalhes da venda, bem como uma descrição daquilo que está sendo comprado.
Nesse sentido, o contrato de venda pode incluir preço, descrição de mercadorias, garantia, entrega etc.
5. Contratos mestre de serviço
Esse tipo de contrato visa estabelecer uma certa estrutura de termos de compromisso para o trabalho futuro entre ambas as partes.
Dessa forma, é uma das responsáveis por criar a base para negócios vindouros. Esse contrato, na grande maioria das vezes, inclui termos genéricos, tais como:
- Termos de pagamento;
- Resolução de disputas;
- Propriedade intelectual etc.
6. Contratos de trabalho e cartas de oferta
A verdade é que todos os funcionários devem ter contrato de trabalho com o seu empregador. Por isso, falar sobre quais documentos podem ser assinados digitalmente exige abordar esse tipo.
É esse tipo de contrato que estabelece todos os detalhes da posição em que se está oferecendo, junto com todo o cronograma básico de trabalho.
7. Arrendamentos
Existem diversos tipos de contratos e acordos de arrendamento, na verdade. E isso inclui desde contratos de arrendamento para aluguel de imóveis quanto contratos de aluguel de automóveis. Ambos aceitam assinatura digital.