Purificador de água

Purificador de água: vale a pena?

O purificador de água é um eletrodoméstico cada vez mais comum nas casas brasileiras. Com peças feitas de injeção plástica, ele é uma ótima pedida para quem quer maior praticidade e economia. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre seu funcionamento e se realmente compensa o investimento.

Por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar mais sobre o purificador de água, suas vantagens e se vale a pena ter um em casa. Vamos lá?

O que é o purificador de água?

Para que fique mais claro, o purificador de água é um equipamento que filtra a água. Ou seja, ele retém as partículas físicas e químicas que contaminam a água, oferecendo um líquido sem qualquer tipo de resíduo e bastante seguro para sua saúde. Existem diversas versões disponíveis no mercado, como o purificador de água gelada, natural ou as duas. Vale lembrar que para o primeiro caso, é necessário que o aparelho seja conectado à tomada, a fim de garantir a refrigeração. 

Devemos ressaltar que o purificador é altamente eficaz para reter resíduos sólidos e químicos da água, garantindo que esteja própria para consumo imediatamente. Isso porque, ele conta com elementos filtrantes, sendo que o principal é o carvão ativado, sendo bastante moderno e eficaz. Enquanto ele é responsável por captar resíduos químicos, o polipropileno é capaz de reter partículas contaminantes físicas. 

Quais as vantagens do purificador de água? 

O purificador de água, seja refrigerada ou natural, oferece diversas vantagens para os usuários e, justamente por isso, vem ganhando cada vez mais destaque nos lares brasileiros. Confira abaixo: 

Fácil acesso à água pura

Uma das principais vantagens do purificador de água é a possibilidade de ter fácil acesso à água pura, tendo a certeza de que realmente se trata de uma água de qualidade e procedência. Afinal, como falamos acima, ele conta com elementos filtrantes, capazes de reter tanto as partículas físicas quanto químicas que podem estar presentes no líquido antes da filtragem. 

Saúde para toda família

Devemos lembrar que o consumo de água contaminada pode provocar doenças graves, como intoxicações e hepatite A, além de esquistossomose, febre tifoide, cólera, etc. Sendo assim, ao investir em um purificador de qualidade, você não apenas evita essas doenças, como garante maior saúde para toda a família. Ao mesmo tempo, sabe que a água é de procedência e boa qualidade. 

Água gelada imediatamente

Outra vantagem do purificador de água, mais especificamente do modelo com refrigeração, é que você pode ter água gelada sempre que quiser. Ou seja, você não precisa colocar gelo no copo ou esperar a água gelar na geladeira. Por mais que seja uma alternativa um pouco mais cara, o investimento vale a pena pela praticidade no dia a dia, principalmente em épocas mais quentes. 

Economia

Devemos ressaltar ainda que, por mais que seja necessário comprar um purificador e, no primeiro momento, ele seja mais caro que o galão de água, ele oferece muita economia para os usuários. Isso porque, ele é muito durável e não exige custos de manutenção altos. Em relação à água mineral, o purificador exige um custo na aquisição e outro a cada seis meses para a troca de refil. Por outro lado, a famosa “água de galão” deve ser comprada todas as semanas ou meses, resultando em um custo que pode ser até mesmo maior que o do purificador. 

Praticidade

Com o purificador, você não precisa perder tempo trocando o galão quando acabar a água, além de ter acesso a água de boa qualidade de forma simples. Basta apertar um botão. Além disso, a instalação e manutenção são extremamente simples. 

Sustentabilidade

Por fim, o aparelho é considerado sustentável, visto que não gera resíduos frequentemente. Ou seja, o impacto na natureza é menor, seja no curto ou médio prazo. Por outro lado, os galões têm data de validade e precisam ser descartados de tempos em tempos. 

Vale a pena comprar purificador de água?

Então, se você chegou até aqui, já sabe que sim, vale a pena ter purificador de água em casa. Afinal, ele oferece diversas vantagens para os usuários, promovendo maior praticidade no dia a dia, além de economia no médio e longo prazo.