Sabemos que a realização de eventos de qualquer natureza, demanda muito tempo, organização e uma equipe qualificada. Sendo assim, ter um pessoal preparado e uma equipe de segurança competente se faz necessário, principalmente em grandes eventos, para que tudo corra bem.
Porém, uma coisa que deve ser levada em conta é a segurança das pessoas. Esse é o principal ponto de realização de um evento, a proteção dos indivíduos e a preparação da segurança do local. Ambas são de inteira responsabilidade dos organizadores.
Procedimentos de segurança em grandes eventos
Um bom plano de segurança deve ter alguns pontos importantes levados em consideração. Seja principalmente onde começar, quais os riscos, o tipo de público que irá participar, os riscos locais e quais serão as tecnologias utilizadas no evento, além de outros aspectos…
1 – Tamanho e estrutura do local devem ser analisadas
Saber onde irá ocorrer um evento, é muito importante principalmente para definir qual será a melhor estratégia para segurança. Se for feita em um local pequeno, terá de ter um limite seguro de pessoas e que levam diferentes modalidades de formas de segurança que diferem de locais com grande lotação.
Toda a estrutura que tem no local deverá ser observada, e entre elas, as instalações hidráulicas e elétricas deverão ser uma delas. Observe se há boas condições de preservação e se há formas de se prevenir incêndios ou ter rotas de fuga.
Verifique também se há sistemas de câmeras e alarmes em casos de algo ocorrer. E depois de fazer todas estas análises, deve-se identificar o que deverá ser melhorado para levar aos usuário a segurança e melhor conforto possível.
2 – Identificar riscos e saná-los
Depois de se verificar todo o local, deve-se avaliar todos os possíveis riscos que podem acontecer. Se você puder, procure desenvolver um plano de segurança bem realizado, diminuindo os riscos externos e internos no local onde ocorrerá o evento.
Na parte interna, você deverá procurar conhecer profundamente a infraestrutura do local, e evitar sustos, principalmente em dois pontos: A entrada e a saída. Procure implementar o sistema de pulseira de identificação no seu evento, irá evitar muitos problemas e ter um bom controle de segurança.
Outros pontos devem ser avaliados, como o abastecimento de água, qual a carga que a parte elétrica suporta, além de proteção contra intempéries externas, como chuva ou calor intenso.
3 – Licença para operar o evento no local
A depender do tipo de evento que você ou sua empresa irá fazer, será necessário ter a autorização do poder público. Cada cidade, estado ou país tem a sua legislação, e ela deverá ser analisada e ser corretamente aplicada.
Procure analisar todas as imposições descritas na lei e obrigações e prepare a documentação necessária para ser entregue aos órgãos competentes. Para que o evento possa acontecer você deverá providenciar o alvará de autorização.
Procure saber qual é o procedimento para que o alvará seja conseguido dentro da cidade em que você irá fazer o evento. Em muitos casos o alvará por si só não permite que o evento aconteça. A depender da cidade, outras licenças deverão ser emitidas.
Algumas delas são definidas na lei, principalmente na lei geral de turismo, lei geral de acessibilidade e etc… Procure se informar na cidade escolhida para a realização do evento, e liste quais as licenças necessárias e o procedimento para serem solicitadas e emitidas.
4. Implantar o controle de entrada e saída do local
Em grandes eventos, a entrada e saída deve ser bem monitorada. Recomendamos a implementação de um sistema de controle de entrada e saída. O melhor recomendado são as pulseiras de tecido para identificação, sendo assim, procure uma empresa credenciada para isso.
Implementar outros meios como prevenção e segurança se fazem necessário, sendo eles:
- Sensor de Metal;
- Revistas pessoais;
- Raio X;
- Proibição de determinados ítens.
5 – Planos de contingência
Ainda que você tenha o melhor plano possível para a realização do seu evento, procure ter um plano de contingência em todos os sentidos. Seja em evacuação do local, ou de resolução de problemas emergenciais, como incêndio, falta d’água ou desabamentos.
Tenha um plano bem feito, para evitar roubos, brigas, incêndios, vazamentos e etc… Veja se o local está com saídas bem sinalizadas, e verifique com a equipe de avaliação dos bombeiros civis se tudo está OK em extintores e outros equipamentos de segurança.
É necessário a facilidade de evacuação do local… caso isso seja negligenciado, poderá resultar em problemas com as autoridades
6 – Tenha uma equipe de segurança especializada em eventos
Procure contratar uma equipe de segurança com especialidade em grandes eventos. É necessário isso para que o seu evento aconteça da melhor forma possível e sem tumultos. Procure aquelas que têm autorização da polícia federal.
Implemente detectores de metais, câmeras, alarmes, detectores de fumaça, distribua rádio comunicadores entre os seguranças e tudo que agregar segurança ao local.