Mês das noivas

Mês das noivas: 5 dicas para economizar no seu vestido

O mês das noivas traz muitas oportunidades para comprar o sonhado vestido e ainda economizar. Nessa época, as lojas fazem muitas promoções e são lançadas novas tendências para casamentos.

Para fazer um bom negócio, você precisa se planejar com antecedência, comparar preços e ter referências em mente. Veja a seguir como aproveitar o mês das noivas para comprar o vestido perfeito.

Por que maio é o mês das noivas?

Maio é considerado o mês das noivas devido a uma tradição europeia e norte-americana de realizar casamentos nessa época. A escolha foi feita devido ao clima agradável e ao florescimento de várias espécies botânicas, pois maio marca o início da primavera no hemisfério norte.

Dessa forma, é um mês que favorece a realização de grandes eventos ao ar livre e ainda traz uma grande variedade de flores e plantas para a decoração — e para o buquê, que é o símbolo oficial das noivas. Além disso, maio é o mês de consagração de Maria, a mãe de Jesus, segundo a tradição do catolicismo, associando o período ao compromisso do matrimônio.

Logo, a combinação entre os preceitos religiosos e a colonização transformaram maio no mês oficial das noivas no Brasil. Apesar de ser outono em terra brasileira, também é uma época com florescimento de espécies muito utilizadas na decoração dos casamentos, como margaridas, rosas, gérberas e crisântemos.

Como aproveitar o mês das noivas para comprar o seu vestido

O mês das noivas é uma boa época para comprar seu vestido ideal e ainda economizar. Veja dicas:

1. Pesquise referências

Antes de ir em busca do vestido de noiva, procure referências e encontre modelos que você gosta para agilizar a escolha. Uma dica é usar o Pinterest, uma rede social que permite criar painéis com vários “pins” de vestidos do mundo todo.

2. Aproveite promoções

O mês das noivas é repleto de promoções de vestidos, buquês, tiaras e outros acessórios para compor seu traje. Então, aproveite a época para procurar por liquidações, outlets e descontos em confecções.

3. Compre com antecedência

Quanto mais tempo você esperar para comprar seu vestido, mais caro vai pagar (a não ser que tenha alguma promoção futura em vista). Por isso, escolha a peça com bastante antecedência para ter tempo de pesquisar e comparar preços — de preferência, um ano antes da data marcada para o casamento.

4. Respeite o orçamento

É muito importante definir um orçamento para o vestido de noiva e segui-lo, pois você vai encontrar peças com os mais variados preços. De modo geral, existem opções entre R$ 1 mil e R$ 20 mil no mercado.

5. Considere comprar online

Comprar o vestido online no mês das noivas pode ser uma ótima estratégia para economizar. Hoje em dia, não há problema com o tamanho, pois você pode comprar a peça seguindo as medidas do anúncio e fazer os ajustes necessários em uma costureira. Assim, dá para aproveitar promoções de lojas online brasileiras e internacionais.

Comprar ou alugar o vestido de noiva?

A decisão de comprar ou alugar o vestido de noiva depende de muitos fatores. Por um lado, muitas mulheres preferem adquirir a peça para manter uma lembrança do casamento, um dos eventos mais importantes de suas vidas.

Uma possibilidade é usar o cartão de crédito para parcelar o valor, da mesma maneira que os serviços do casamento são pagos em prestações. Por outro lado, se a peça ficar cara demais, pode valer mais a pena alugar o vestido dos sonhos do que comprar um “mais ou menos”.

Além disso, é importante comprar os preços, pois muitos aluguéis têm um valor semelhante ao de um vestido novo em uma loja virtual, por exemplo. Gostou das dicas para aproveitar o mês das noivas? Então, comece agora a procurar seu vestido e realize seu sonho!