Como começar a investir dinheiro nos dias de hoje

Investir não é apenas para gurus do mercado de ações e pessoas ricas. É uma parte importante de sua jornada financeira é essencial para construir riqueza a longo prazo.

Felizmente, você não precisa de muito dinheiro para começar a investir, mas precisará entender o básico para desenvolver um plano e cumpri-lo ao longo do tempo.

A melhor forma de investir seu dinheiro

A situação financeira de cada um é diferente. A forma como você investe vai depender de circunstâncias únicas do seu dia a dia e dos objetivos financeiros que você pretende alcançar.

Antes de mergulhar no mundo dos investimentos, certifique-se de ter uma boa visão de sua vida financeira. 

Procure entender como você ganha seu dinheiro, o que você possui de bens e o que deve, além de saber quais são suas despesas.

Depois de aprender o básico, você estará pronto para iniciar o processo de investimentos.

Aqui estão algumas dicas de como começar a investir seu dinheiro agora.

1. Identifique seus objetivos

Antes de começar a investir você precisa passar algum tempo pensando em suas metas de investimento de curto e longo prazo.

O prazo para as metas ajudará a determinar quais investimentos são mais adequados para você.

Objetivos de curto prazo

  • comprar um carro;
  • comprar uma casa;
  • planejar filhos;
  • tirar férias;
  • construir um fundo de emergência

Objetivos de longo prazo

  • aposentadoria;
  • Financiamento da educação de seus filhos;
  • compra de uma casa de férias

Os objetivos podem variar de uma pessoa para outra. O que é um objetivo de curto prazo para alguns, pode ser um objetivo de longo prazo para outros.

De um modo geral, as metas de curto prazo são para coisas que você espera alcançar nos próximos três anos ou menos.

As metas de longo prazo são para coisas que estão a pelo menos três anos de distância ou mais.

Você precisa ser mais conservador ao investir em metas de curto prazo do que em metas de longo prazo, porque você não tem muito tempo antes de precisar do dinheiro.

Por outro lado, as metas de longo prazo permitem que você invista em ativos de maior risco, porque você tem mais tempo para compensar quaisquer perdas.

2. Selecione investimentos de acordo com seus objetivos e tolerância ao risco

Depois de abrir uma conta de investimentos é hora de começar a investir.

Você com certeza vai querer escolher investimentos que se alinhem com seus objetivos de investimento escolhidos.

Certifique-se de entender antes o perfil de risco de cada investimento.

Aqui estão alguns dos investimentos mais populares para escolher:

Ações

As ações representam uma participação acionária em uma empresa de capital aberto e você ganha dinheiro ao longo do tempo com base no sucesso dessa empresa.

Os preços das ações podem ser bastante voláteis , por isso são as melhores para objetivos de longo prazo, como aposentadoria, por exemplo.

As ações têm um grande potencial de crescimento, mas são investimentos bastante arriscados no curto prazo.

ETFs 

ETFs são fundos que permitem investir em uma cesta de títulos, como ações ou títulos. 

Aplicar ao mesmo tempo em um número maior de investimentos diminui o risco da sua carteira e permite que você diversifique com a compra de um único fundo. Essa é a maior vantagem dos ETFs

Tesouro Direto

O tesouro direto são títulos de dívidas que permitem que governos e empresas peguem dinheiro emprestado para financiar suas operações ou determinados projetos.

Ao comprar estas dívidas, os investidores recebem pagamentos de juros sobre seus títulos e recebem seu principal na data de vencimento do título.

Os títulos são considerados menos arriscados do que as ações porque tendem a ser menos voláteis e são mais recomendados para objetivos de curto e médio prazo.

Imóveis

Investir em imóveis pode fornecer benefícios de diversificação ao seu portfólio, adicionando um ativo tangível, além de ações e títulos.

Embora você possa comprar uma casa ou imóvel alugado, também pode investir em fundos imobiliários, que na minha opinião é uma opção melhor do que investir em imóveis, pois ao investir neles você não precisaria de muito dinheiro para começar.

Existe uma infinidade de investimentos e estratégias que poderiam ser citados neste artigo, mas eu acredito que para quem está apenas começando, as alternativas que eu falei antes já são suficientes.

Lembre-se que ao construir seu portfólio, você deve manter a diversificação em mente para não ficar muito exposto a um único investimento.

Quando você é jovem e seus objetivos estão distantes, seu portfólio provavelmente será desviado para investimentos orientados para o crescimento, como ações e fundos que investem em ações.

À medida que você se aproxima de seus objetivos, a alocação do portfólio deve mudar para ativos menos arriscados, como títulos de renda fixa.

Você está pronto para começar a investir no seu futuro?

Investir pode ser confuso se você não souber por onde começar. 

As circunstâncias de cada um são diferentes, o que significa que o que é certo para você pode não ser o certo para outra pessoa.

Tire um tempo para avaliar suas opções e escolher o que funciona melhor para você, mas comece o quanto antes. Investir é a melhor maneira de construir riqueza a longo prazo e alcançar seus objetivos financeiros.