O que significa massoterapia?

Basicamente, massoterapia é um tipo de terapia que é excelente como opção para pessoas que sofrem com dores musculares, estresse e tensões, porém, seus benefícios são maiores do que estes citados, e há outros benefícios.

Quem não quer uma massagem como terapia após um dia corrido e estressante? Toda ou qualquer terapia é bem vinda! A massoterapia auxilia principalmente no tratamento de doenças crônicas e ajuda a prevenir quadros graves de patologias.

As técnicas de massoterapia são manuais, ou seja, usam-se as mãos, e elas são difundidas mundialmente durante muitos séculos por diversas culturas mundiais. Não é uma massagem apenas para relaxar… você irá se surpreender com o poder da massoterapia.

Afinal, o que é massoterapia?

A massoterapia é uma massagem que consiste em uma série de técnicas corporais de manipulação, e é feita por um profissional treinado, e resulta em:

  • Melhora a saúde como um todo;
  • Promove equilíbrio energético e corporal;
  • melhora o bem estar em todos os sentidos.

Sendo feitas em locais estratégicos no corpo, em regiões específicas através do toque, o profissional massoterapeuta no Rio de Janeiro consegue trabalhar os pontos de dor no corpo da pessoa, promovendo alívio físico e mental.

Em suma, a massoterapia é feita em sessões, usando apenas as mãos, não tendo necessidade do uso de aparelhos. Normalmente, para se potencializar os benefícios, o profissional pode fazer o uso de plantas medicinais, óleos corporais, óleos essenciais, esfoliantes e outros… vai depender da necessidade do paciente.

Como funciona a Massoterapia e quais são os tipos que existem?

Como dito anteriormente, a massoterapia funciona através de toques em pontos específicos do corpo humano, pontos estes considerados ligações entre o corpo físico, mental, emocional e até mesmo o corpo espiritual.

Quando ocorre a sessão, o profissional massoterapeuta identifica pontos em seu corpo que atendam às suas necessidades, e depois disso, ele utiliza diversas técnicas neste local, para promover equilíbrio e alívio.

Vale lembrar que o legal é você sempre citar ao profissional os locais no seu corpo onde está ocorrendo incômodos, desconfortos ou dores. Assim, ele irá poder usar os métodos corretos para promover o resultado necessário.

As massagens tradicionais não têm diversos tipos, porém, a massoterapia promove uma série de benefícios e existem diversos tipos para se adequar a necessidade de cada pessoa, e as principais formas são:

Massoterapia terapêutica

Promove o equilíbrio entre corpo, mente e circulação energética. Ela é feita para eliminar atrofias e tratar dores, prevenir formas graves de doenças e contusões em músculos. Ajuda na desintoxicação e estimula o bem estar, paciência e equilíbrio.

Massoterapia Relaxante

Feita especificamente para combater a doenças do século XXI, como a Ansiedade, Depressão e outras derivadas. Promovendo o toque físico para desenvolver o bem estar mental. Ajuda pessoas que sofrem com enxaquecas, bloqueios emocionais e insônia.

Massoterapia Estética

Normalmente ela se concentra em uma região corporal, e é usada para perda de medidas ou manutenção corpórea. Ela é comumente usada na face e barrigas, e é um complemento a algum método de emagrecimento.

Massoterapia para Drenagem Linfática

Esse tipo de Massoterapia é usada para eliminar o excesso de líquido do corpo, melhorando toda a circulação e oxigenação sanguínea, diminuindo inchaços e ajuda combater a celulite.

Massoterapia Shiatsu

A palavra Japonesa “Shiatsu” significa basicamente no português o seguinte: Pressão com os dedos. Nela, não é usado nenhum tipo de aparelho, e o profissional usa os dedos polegares para pressionar com a ajuda da palma das mãos vários pontos no corpo para corrigir o funcionamento do organismo e restaurar a saúde.

Massoterapia Reflexologia Podal

Poucas pessoas sabem, mas, além dos pontos de energia dos nossos pés, existem cerca de 70 mil terminações nervosas que estão ligadas a todos os órgãos do nosso corpo. Trabalhar a massoterapia nos pés ajuda a promover a melhoria de todo o sistema corporal e da saúde.

A massoterapia é indicada para que tipo de pessoa?

Qualquer pessoa pode ser beneficiada pela massoterapia, e ela é indicada para quem sofre com as seguintes dores e situações:

  • Insônia;
  • Pescoço;
  • Costas;
  • Tensões Musculares;
  • Lesões Musculares;
  • Enxaquecas.

Vale lembrar que gestantes, idosos ou pessoas com outras comorbidades, consultem seu médico antes de iniciar a terapia. Se você faz algum tratamento contra depressão e ansiedade ela pode ajudar como complemento poderá encontrar um massoterapeuta no Rio de Janeiro.