A dificuldade de aprender inglês é uma situação vivenciada tanto por alunos de escolas presenciais quanto por pessoas que optam pela aula de inglês online. Mas por que essa dificuldade aparece? Será que existem meios de ultrapassar essa barreira e conquistar a fluência no idioma?
O primeiro ponto que você precisa saber é que o português e o inglês têm origens distintas: enquanto nosso idioma decorre do latim, o inglês tem origem anglo-saxônica. Isso faz com que os idiomas tenham singularidades, o que pode gerar mais dificuldade durante o processo de aprendizagem.
Separamos seis dicas práticas que são indicadas pelos professores para alunos que estão com dificuldade de aprender inglês. Confira!
1. Leia e escreva em inglês
A melhor forma de começar a destravar o seu inglês é fazendo com que ele seja integrado à sua rotina.
A leitura e a escrita são dois métodos eficazes na absorção do conhecimento, por isso, sempre que você for estudar, escreva e leia em inglês.
Leia o máximo que puder e de assuntos variados, você pode visitar sites de notícias em inglês e até mudar as configurações de idioma do seu celular para o idioma que você está estudando.
2. Pratique a pronúncia
A fluência em qualquer idioma depende de muita prática, no caso do inglês, a pronúncia de algumas palavras é bem diferente do português, por isso é imprescindível praticá-la.
Quanto mais você escuta e fala em inglês, mais familiarizado fica com o idioma e o entendimento vai se tornando uma consequência natural.
Para chegar à perfeição será necessário praticar muito. Por isso, é recomendado praticar a pronúncia diariamente, seja com seus colegas e professores do curso ou por meio de redes sociais que oferecem a possibilidade de se comunicar com nativos.
3. Estude todos os dias
Constância é outro segredo que ajuda muito quem tem dificuldades em aprender um idioma.
Reserve pelo menos 30 minutos do seu dia para uma imersão em inglês, esse tempo pode ser dedicado à leitura de notícias, livros, a conversação com um nativo ou até ao exercício de escrever algo em inglês.
Pode parecer pouco tempo, mas o importante é que você mantenha uma rotina diária e seja constante no seu contato com a língua.
Não adianta estudar inglês apenas uma vez por semana e depois passar o resto da semana sem nenhum contato com o idioma. Se você mantiver um contato diário, vai perceber que as dificuldades irão se dissipando aos poucos.
4. Leia livros em inglês para iniciantes
Os livros de literatura são uma maneira diferente de entrar em contato com o idioma. O estudante pode encontrar inúmeras opções de livros, inclusive versões de histórias clássicas desenvolvidas especialmente para quem está aprendendo o idioma.
A série de livros da Penguin Readers é um exemplo de material criado para adultos e jovens que estão começando a estudar inglês. Eles são divididos em “levels” de acordo com o grau de dificuldade de leitura, sendo o “Level 1”, os livros indicados para quem está começando.
Você pode ter contato com clássicos como Charles Dickens no Level 1, The Little Prince e Drácula no Level 2, The Great Gatsby, no Level 3, Emma, no Level 4, e assim por diante.
Grande parte das edições está disponível para leitura em e-readers, o que vai facilitar a sua experiência já que estes leitores oferecem dicionários que realizam a tradução imediata de palavras desconhecidas.
5. Ouça podcasts em inglês
Como você viu, uma boa forma de contornar as suas dificuldades com o inglês é diversificando as maneiras como você entra em contato com o idioma.
Além de ler livros, você pode ouvir podcasts. Há uma série de podcasts bons em inglês, inclusive alguns específicos para quem está aprendendo o idioma. Para quem tem pouco tempo livre, eles podem ser a alternativa perfeita para cumprir aquela meta diária de contato com a língua.
6. Insira o inglês na sua rotina
Por fim, a melhor estratégia para contornar as suas dificuldades em aprender inglês e que engloba todas as dicas anteriores é: insira o inglês na sua rotina. Pequenas mudanças como a alteração das configurações do seu celular e das suas redes sociais, leitura de livros, filmes e séries em inglês e prática de conversação vão ajudar a trazer proximidade e familiaridade com o idioma.
Quando você menos perceber estará dominando a pronúncia, reconhecendo frases e conseguindo se comunicar de maneira eficiente apenas usando o inglês.