Transição capilar: 5 principais cuidados

Transição capilar: 5 principais cuidados

Nos últimos anos, o processo de transição capilar ganhou força através das redes sociais. Milhares de cacheadas compartilharam suas histórias motivando outras a passarem também pela transição e assumirem seus cachos.

Todo esse movimento revolucionou o mercado na vida real, fazendo com que as marcas investissem muito mais na criação e divulgação de produtos específicos para transição!

Além disso, hoje já é possível extrair muitas lições de quem já passou por essa experiência: 

Aprenda sobre o cabelo natural e adquira novos hábitos 

Uma característica em comum entre a maioria das mulheres que passam pela transição, é não conhecer ou não lembrar do cabelo natural. Isso acontece porque muitas mulheres alisaram os cabelos ainda no início da adolescência e não viveram a experiência real de cuidar de um cabelo cacheado ou crespo.

É importante estar aberta a essa nova rotina de cuidados, que não envolve mais apenas lavar e escovar os fios, mas sim realizar todo o processo de aplicar um creme de pentear e até mesmo mais alguns produtos e finalizar.

Ter essa disposição tornará o processo mais fácil e mais prazeroso também. 

Evitar descolorir os fios

Mesmo que você tenha cabelos loiros e tenha optado pela transição para evitar ter duas químicas ao mesmo tempo, é fortemente recomendado que, pelo menos durante a transição, você evite descolorir os fios.

A descoloração pode causar ressecamento e até mesmo quebra nos fios, o que não é interessante ocorrer durante esse processo. Quanto mais natural puder ficar o cabelo, melhor e mais rápido a transição poderá se concluir!

Não utilizar shampoos anti-resíduos em excesso

Existe um mito de que o produto anti-resíduo retira qualquer produto (como a progressiva) dos cabelos, mas isso não é possível! Uma vez que a progressiva penetra nos fios, ela modifica sua estrutura de forma permanente, não superficial.

Por isso, o shampoo anti-resíduo não tem poder de remover totalmente uma progressiva. O único efeito conquistado com seu uso constante será um ressecamento muito maior do cabelo! 

A paciência é a virtude da transição

A transição pode ser um processo muito demorado e trabalhoso, isso é verdade. Mas se você tiver paciência, esse tempo todo poderá tornar-se em um período de grandes descobertas!

Durante o processo, tenha paciência de comprar e testar diversos produtos, como creme de pentear ou finalizador de cachos.

Assim, quando a transição acabar, você já estará pronta para ter um cabelo cacheado ou crespo incrível! 

Não ter medo da tesoura

Não é possível fugir da tesoura durante a transição. Mesmo que a sua ideia não seja fazer um big chop de uma vez, ir cortando aos poucos será necessário.

Cortar com frequência facilitará a finalização dos fios e irá proporcionar mais definição a cada corte. É só respirar fundo e cortar!

Lá na frente, você verá o quanto valeu a pena. Se tiver coragem, cortar de uma vez pode ser libertador e facilitará muito mais o processo.

Converse com um profissional da área e algumas outras mulheres que fizeram o big chop para auxiliar nessa decisão.

Com paciência, persistência e coragem, a transição passará rapidamente!