A fitagem é uma técnica de finalização para cabelos ondulados, cacheados e crespos que chama a atenção pela sua praticidade e pelo resultado incrível que deixa nos cabelos. Ela consiste em separar os fios em fitas e amassá-los de baixo para cima, por isso tem esse nome. É uma técnica muito famosa e, normalmente, é a primeira finalização a ser testada durante a transição capilar para quem está redescobrindo seus cachos.
Essa finalização resulta em uma definição sem igual para os fios e reduz o indesejado frizz. Além disso, quando bem feita – da forma correta e com os produtos adequados – proporciona day afters incríveis. A técnica é o segredo dos lindos cabelos ondulados, cacheados e crespos que vemos por aí. E se você ainda está na transição, pode começar já a testar essa técnica, que irá te ajudar a definir mais os cachos e segurar o formato por mais tempo.
Como fazer a fitagem nos cabelos ondulados, cacheados e crespos?
Por ser uma técnica muito simples, pode ser feita em cabelos tipo 2, 3 e 4 e em transição sem grandes alterações. Para fazer a fitagem tradicional, basta seguir os seguintes passos:
- 1º passo: separe os cabelos já limpos e ainda úmidos em várias partes;
- 2º passo: escolha o seu creme de pentear favorito, ou um bom ativador de cachos, e aplique na primeira parte escolhida (preferencialmente da nuca para o topo da cabeça). Passe os dedos entre essa parte e veja os fios se separarem em fitas;
- 3º passo: amasse essas fitas em direção a raiz, de cima para baixo, até que se transformem em cachos;
- 4º passo: faça isso em todas as partes do cabelo.
Como garantir definição extra e muito brilho
Para um resultado mais estruturado e com mais definição, faça uma misturinha para aplicar em cada mecha que contenha uma boa gelatina para cabelos cacheados e um bom óleo capilar. A junção do creme ou ativador de cachos + gelatina capilar + óleo fica simplesmente incrível e proporciona um cabelo extremamente definido e com muito brilho.
Como garantir bons day afters ?
Day after significa, em tradução literal, dia seguinte. Diz respeito a como o cabelo irá amanhecer no dia seguinte da finalização. Para garantir cabelos definidos mesmo no day after, basta seguir algumas dicas como:
- Usar fronha ou uma touca de cetim para proteger os fios da fricção com a fronha comum (que causa frizz);
- Revitalizar os cachos no dia seguinte com uma misturinha de day after (finalizador + água filtrada) e amassar os fios de baixo para cima novamente;
- Proteger os cabelos com touca na hora do banho para evitar que a água e o vapor prejudiquem a finalização.
Usar o produto certo para o seu tipo de cabelo fará toda a diferença
Além de utilizar a técnica da fitagem, é fundamental testar e escolher o produto certo para o seu tipo de cabelo. Isso porque cremes que são bons para cabelos crespos (com bastante óleo) podem não dar o mesmo efeito em um cabelo ondulado, por exemplo. Então procure por produtos específicos para o seu tipo de cabelo (2, 3 ou 4).