o que é Green Card

O que é Green Card: saiba o que é e como tirar

Muita gente sonha em viajar para os Estados Unidos, fazer uma imersão em inglês, descobrir novas possibilidades. Para isso é fundamental entender o que é Green Card e qual a sua importância.

Quem procura entender o que é Green Card e o que vem com ele, saiba que além das conquistas de direitos, muitos deveres cercam os imigrantes que conseguem esse documento. 

Para entender mais sobre a documentação norte americana, o que é Green Card, e como obtê-lo, confira o conteúdo que separamos para você.

Afinal, o que é Green Card?

Afinal, o que é Green Card

Quem sonha em morar nos Estados Unidos precisa logo entender o que é Green Card, e mais do que isso, conseguir criar formas de tê-lo. No entanto, é comum que entendam erroneamente o que esse documento proporciona. 

O Green Card não dá direito à cidadania norte-americana, muito menos a tirar documentos como o passaporte norte-americano. Ele pode ser entendido como uma legalização para imigrantes, como um visto estendido. 

Com o Green Card você tem direito à residência nos Estados Unidos e não a cidadania americana. Isso quer dizer que você poderá morar no país por tempo indeterminado, desde que não tenha nenhum problema com a lei de imigração. 

Quem possui o Green Card também pode trabalhar segundo as leis de trabalho local, exercendo qualquer profissão, desde que não seja em cargo público. O imigrante também passa a ser protegido pelas leis nacionais e também pelas leis regionais. 

Também existem deveres para os imigrantes. É fundamental que o residente esteja de acordo e cumpra com os elementos da democracia, mas não há direito ao voto sem cidadania. Jovens de 18 a 25 anos precisam estar alistados no exército, e pagar o imposto de renda. 

Entendeu o que é Green Card? Veja como consegui-lo

Muita gente acredita que existe apenas um meio de obter o Green Card, mas a verdade é que existem muitas outras possibilidades, principalmente para mão de obra especializada. 

Os Estados Unidos têm preferência por algumas especialidades, como médicos, para suprirem as necessidades locais e abrem espaço para que imigrantes possam atuar nessas áreas. 

Depois de saber o que é Green Card, saiba aqui os meios para ter o seu:

Investir nos Estados Unidos

Essa é uma das formas mais rápidas de se obter um Green Card. Quem abre um negócio, investe nos Estados Unidos, ganha o direito à residência. 

Claro que para seguir esses planos existem inúmeros protocolos e passos, e você pode conferir no site do governo, o USCIS, quais são esses requisitos e os passos para cada tipo de investidor. 

Parentesco com americanos para conseguir o Green Card

Uma das formas mais conhecidas de se obter o Green Card é por meio do parentesco. Existem algumas possibilidades para quem tem parentes nos Estados Unidos pedir o patrocínio para a abertura do processo de Green Card. 

E é comum que esse tipo de processo gere algumas dúvidas sobre quem pode ou não solicitar o Green Card. Os níveis de parentesco aceitos são: mãe, pai, filhos, desde que não casados e menores de 21 anos, marido, esposa, irmão, irmã e filhos do noivo ou noiva. 

Auxílio emprego

O pedido de Green Card a partir do auxílio emprego acontece quando o imigrante está há alguns anos exercendo alguma atividade no país e recebe o direito à abertura do processo. Isso acontece especialmente para as áreas que faltam mão de obra nos EUA. 

Acompanhe o site do governo para saber quais são as áreas aceitas para esse tipo de vinculação. Alguns como médicos e enfermeiros sempre estão disponíveis, e quanto mais mão de obra faltar, mais possibilidades abrem para obtenção de Green Card. 

Casamento

O jeito mais conhecido de se obter o Green Card é via casamento. Isso implica uma série de protocolos para que o governo saiba se a união é de fato uma união ou se ela está acontecendo apenas para obtenção da residência. 

Nesse caso, quem tem direito ao Green Card são as pessoas que se casam com residentes ou cidadãos americanos. Com residentes por meio do parentesco, e com cidadãos por meio do casamento. 

Quais as taxas que preciso pagar para tirar esse visto permanente?

É possível adiantar que são muitas as taxas estabelecidas pelo governo para a abertura do pedido de Green Card e todas são pagas pelo solicitante. 

Além disso, o governo requer um documento que mais se parece com uma prova, que demonstra conhecimento profundo acerca das leis do país. É preciso estar muito atento aos passos exigidos e seguir tudo de acordo com o prazo. 

Os documentos de identificação do país de origem devem ser apresentados no original e também em cópias traduzidas. E mesmo que isso não seja uma taxa, é um valor reconhecidamente alto. 

Fora isso, quem quer saber o que é Green Card e quais são as taxas para o processo, pode conferir essa lista:

Taxa de inscrição;

Taxa de apoio e análise de documentos;

Taxa de exames médicos;

Taxas de administração; 

E por fim a taxa de certificação de trabalho. 

Existem ainda outras taxas que vão de acordo com a especificidade colocada em cada tipo de solicitação.

Conclusão

Antes de dar os primeiros passos para se tornar legalmente um residente dos Estados Unidos, é fundamental entender o que é Green Card. Depois disso, é necessário se programar financeiramente, já que são muitas taxas em um processo longo. 

A obtenção desse documento também exige muita paciência e cuidado com os prazos e passos exigidos pelo governo. Depois disso, o cidadão deve manter as regras comuns do país, obedecendo às leis e apoiando nos impostos gerais. 

Os Estados Unidos sempre foi um grande polo de trabalho para pessoas do mundo todo e por isso tem uma política de imigração muito séria. Conseguir participar desse processo pode exigir um pouco, mas no final, o resultado é a completa legalidade para trabalhar, morar e estudar no país.