lugares para praticar turismo de aventura no Brasil

9 lugares para praticar turismo de aventura no Brasil

O turismo de aventura no Brasil vem crescendo cada vez mais, principalmente após a pandemia do COVID-19 e a valorização da qualidade de vida. Afinal, as pessoas começaram a perceber a importância do contato com a natureza e de como faz bem para nosso corpo e mente experimentar coisas novas. A boa notícia é que nosso país é recheado de destinos incríveis para explorar, oferecendo diversas opções de lazer, mas sem deixar de lado a infraestrutura. Portanto, se você está planejando sua viagem, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja os 9 melhores lugares para praticar turismo de aventura.

1. Rio do Sul, Santa Catarina

Com belezas naturais incríveis, opções de lazer variadas e excelente qualidade de vida, cada vez mais pessoas procuram uma imobiliária em Rio do Sul, a fim de garantir bem-estar no dia a dia e boas oportunidades profissionais. Para os mais aventureiros, a cidade é repleta de opções para explorar, como cachoeiras, picos e mirantes, trilhas, montanhas para percorrer de bike ou a pé, assim como a prática de atividades como rapel, tirolesa, voo livre, etc. 

2. Jalapão, Tocantins

Conhecido há pouco tempo, o Jalapão é um paraíso escondido no Tocantins que atrai cada vez mais turistas, principalmente os apaixonados por aventuras. O Parque Estadual do Jalapão é um lugar incrível, com natureza preservada que permite realizar diversas atividades, como trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, dunas, mirantes, morros, rios e esportes radicais, como rafting, rapel e trekking. O acesso é um pouco complicado, mas com certeza vale a pena. 

3. Bonito, Mato Grosso do Sul

Esse é um dos destinos mais populares do Brasil quando falamos em turismo de aventura, com uma riqueza natural de tirar o fôlego. A cerca de 290 km da capital Campo Grande, o paraíso se destaca por suas grutas e lagos subterrâneos, rios de águas cristalinas para flutuação, além de fauna e flora extremamente diversa. Nas cachoeiras e cavernas é possível admirar o cenário e fazer rapel, além de mergulhar com snorkel nos rios e lagos, e fazer algumas trilhas. 

4. Capitólio, Minas Gerais

Esse é um destino descoberto há pouco tempo pelos brasileiros, famoso pelo cartão-postal do mirante Janela do Céu. O Lago de Furnas se tornou um tipo de praia artificial, formado na represa da hidrelétrica, sendo ideal não somente para mergulhos, como passeios de barco para explorar os cânions. Além disso, é possível explorar as diversas grutas e cachoeiras ao redor. 

5. Foz do Iguaçu, Paraná

Foz do Iguaçu não poderia ficar de fora de nossa lista, abrigando uma das Sete Maravilhas da Natureza: as Cataratas do Iguaçu. Por si só, elas já valem a pena a visita, com suas quedas de até 90 metros de altura. Contudo, para quem gosta de aventura, é possível explorar ainda mais a região, seja a pé ou de bike, além de praticar atividades como arvorismo, rapel, rafting, escalada, etc. 

6. Brotas, São Paulo 

Considerada a capital do turismo de aventura em São Paulo, Brotas é recheada de esportes radicais, abrigando mais de 30 cachoeiras para explorar. Sendo assim, é possível praticar diversas atividades de aventura, como rafting, bóia-cross e caynoing nas cachoeiras, além de fazer rapel, tirolesa, mountain bike e, claro, realizar as diversas trilhas a pé na região para aproveitar a natureza preservada. 

7. Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

Com paredões rochosos de cor avermelhada, a Chapada dos Guimarães impressiona, com 330 km de parque. Mas, além de poder observar a paisagem típica do cerrado, é possível fazer as diversas trilhas para os mirantes naturais, visitar quedas e poços d’água cristalinos, praticar rapel e flutuação livre, assim como observar as pinturas rupestres de milhares de anos nas grutas e cavernas. 

8. Lençóis Maranhenses, Maranhão

Considerado um verdadeiro oásis no meio do deserto, os Lençóis Maranhenses são imperdíveis, abrigando paisagens exóticas e de tirar o fôlego. São mais de 150 mil hectares de dunas de areias branquinhas, com lagoas de água doce que variam entre coloração azul e verde. Entre os meses de junho e setembro as lagoas ficam totalmente cheias, sendo a época ideal para visitar a região. Mas, vale lembrar que é primordial ter o acompanhamento de um guia especializado. 

9. Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul 

O Parque Nacional da Serra do Bodoquena fica no coração do Pantanal, a cerca de 50 km de Bonito. O Rio Perdido é um dos grandes destaques da região, com natureza pouco explorada pelo turismo e, consequentemente, muito bem preservada. Além disso, é possível realizar trilhas incríveis, assim como atividades como rapel, rafting, bóia-cross, etc. 

Então, agora que você conhece alguns dos melhores destinos para praticar turismo de aventura no Brasil, já pode escolher qual será seu próximo destino. Lembre-se de ter um bom planejamento, pois assim garante que irá conhecer todos os lugares desejados e, consequentemente, a melhor experiência de viagem.