Como arrumar emprego em Portugal

Como arrumar emprego em Portugal

Está pensando em mudar para a Europa? Então é bem provável que queira saber como arrumar emprego em Portugal, certo?

Por mais que alguns brasileiros tenham alguns receios, a verdade é que existem algumas dicas que podem facilitar um pouco esse processo.

Então, para saber como arrumar emprego em Portugal, é só continuar neste artigo que iremos dar algumas dicas.

Como brasileiro pode trabalhar em Portugal?

Vamos supor que você queira tirar o visto D6 para Portugal, mas quer se preparar para poder trabalhar no país. O que é preciso fazer?

Bem, o primeiro passo é justamente o processo de migração e obtenção da autorização de residência. Dentre as possibilidades para trabalhar em Portugal, citamos:

Visto de trabalho

Não há nada mais justo do que tirar o visto de trabalho, certo? Você pode emitir ainda estando no Brasil, mas solicitar após conseguir algum contrato de trabalho no país.

Mas, além do visto tradicional para trabalho, há outros que podem ser bem úteis, tais como:

  • Visto D2: para freelancers e empreendedores;
  • Visto D3: ideal para profissionais muito qualificados;
  • Tech Visa: focado em profissionais que trabalham com tecnologia.

Agora, se o seu intuito é o de estudar e trabalhar em Portugal, saiba que isso também é possível. Apenas deve ter cuidado para que não haja conflito nos horários.

Cidadania europeia

Outra forma de como arrumar emprego em Portugal é tendo a cidadania. Nesse caso, você pode ser cidadão de qualquer país que seja membro da União Europeia.

A partir do momento que se tem a cidade, você consegue viver e trabalhar em Portugal legalmente.

Como arrumar emprego em Portugal?

Agora que já falamos sobre o que fazer para trabalhar legalmente, é hora de aprender o que deve ser feito para conseguir um emprego propriamente dito.

Dentre as nossas dicas de como arrumar emprego em Portugal, mencionamos as seguintes:

Sites de emprego

Hoje em dia, há diversos sites de emprego em Portugal, sendo que alguns deles são mais específicos para determinadas áreas e outros mais gerais.

Portanto, a nossa dica é que tente fazer buscas periódicas, já que a grande maioria delas oferece novas vagas todos os dias.

Dentre os principais sites generalistas, citamos:

  • Jooble;
  • Indeed;
  • Net Emprego;
  • Sapo Emprego.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social própria para os usuários conseguirem vagas de emprego. Sendo assim, para poder ter uma boa colocação no mercado de trabalho em Portugal, a nossa dica é criar um perfil lá.

Procure manter o seu perfil sempre completo e atualizado. É vital apresentar os detalhes da sua carreira de maneira clara, bem como as suas competências e habilidades.

Uma dica é deixar o seu perfil atualizado também em inglês, haja vista que diversos recrutadores fazem parte de alguma empresa multinacional.

Grupos de Facebook

Sim, o Facebook também é uma boa rede social para conseguir emprego em Portugal, por mais que não seja uma rede social própria para isso.

Mas, nesse caso, a nossa dica é que você sempre fique atento aos tipos de vagas. Peça referências e pesquise bastante na internet.

Indicação

Conhece alguém que já vive em Portugal? Então receber indicações pode ser uma ótima maneira para conseguir emprego.

Então, a nossa dica é que faça contato com essas pessoas, realize amizades e converse sobre o mercado de trabalho no país.

Fato é que o networking é a chave para qualquer coisa, e isso vale não só no Brasil, mas em qualquer lugar do mundo.

Adapte o seu currículo para Portugal

Em Portugal, o modelo de currículo mais comum é o Europass. Então, sempre que for se candidatar a uma vaga, procure adaptar o seu currículo a esse modelo.

Além disso, procure manter todas as informações contidas em seu currículo devidamente atualizadas. Atente-se também às habilidades que são valorizadas para a vaga.