Como mudar de operadora e manter o mesmo número

Como mudar de operadora e manter o mesmo número?

Não sabe como mudar de operadora e manter o mesmo número? Essa é uma comunidade que mudou a vida de muitas pessoas. Pois, por diversos motivos, às vezes, o cliente quer mudar de operadora.

No entanto, tem que mudar de número representa um grande transtorno. Porque, você precisa repassar o seu número novo a todos os seus contatos. O que muitas vezes inclui contatos importantes do trabalho.

Além disso, quando você muda seu número de celular você também acaba tendo de atualizar dados cadastrais em vários locais. Por exemplo, na sua conta bancária, em lojas onde você faz compras, e assim por diante. 

Para evitar tudo isso, a melhor coisa a fazer é mudar de operadora, mas manter o mesmo número. Continue lendo e confira como mudar de operadora e manter o mesmo número.

Então, como mudar de operadora e manter o mesmo número?

Para conseguir manter o mesmo número na troca de operadora, você vai precisar fazer a portabilidade. Mas, antes de chegar na portabilidade existem algumas coisas que devem ser feitas.

Portanto, o primeiro passo é escolher qual vai ser a sua nova operadora. Além disso, saiba que além do seu número, você também pode trocar o seu plano de celular.

Logo, análise quais são as opções de planos da operadora nova escolha o seu. Pois, é mais vantajoso que você mesmo escolha o seu plano, já que você pode escolher conforme as suas necessidades.

Inclusive, é possível sair de um pré-pago na operadora atual e entrar direto no pós-pago ou plano controle na nova operadora. Tudo depende do que você quer fazer.

Como mudar de operadora e manter o mesmo número: primeiro compre o chip

Não é possível fazer a solicitação de portabilidade sem ter um chip (SIM card) da operadora escolhida. Então, o próximo passo é comprar o seu.

Não precisa se preocupar com a questão do número agora. Portanto, compre o chip normalmente como faria qualquer outra ocasião.

É possível encontrar chips em quiosque, loja de artigos eletrônicos ou na própria loja da operadora que você quer. Logo, você está livre para comprar no local mais cômodo para você.

Com o chip em mãos, é hora de fazer a solicitação de portabilidade

Para fazer a solicitação de portabilidade, você tem duas opções: fazer tudo através de uma ligação para operadora. Ou ir a uma loja física e falar com um atendente.

Outro detalhe importante para saber como mudar de operadora e manter o mesmo número, é não esquecer os documentos pessoais. Logo, independente de qual alternativa você escolha, tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Seu cadastro de pessoa física – CPF:
  • A carteira de identidade – RG;
  • Um comprovante de residência.

Para fazer a mudança por telefone, ligue para o número de atendimento da operadora que você escolheu. Então, solicite a portabilidade. Em uma loja física, o procedimento é o mesmo. É só levar o chip e os documentos e solicitar a portabilidade.

Informe todos os dados que o atendente pedir e espere pela confirmação do processo. Então, uma vez que a portabilidade seja confirmada, há um prazo de três dias úteis para que a mudança ocorra.   

Seu plano antigo vai ser desativado, e o seu número será mantido com um novo plano que você escolheu na nova operadora.

Dicas finais 

Algumas operadoras podem cobrar uma taxa de até R$ 4 reais pela portabilidade. Portanto, ao fazer a sua, pergunte se existe algum custo ou se o serviço é gratuito. Afinal, as operadoras também podem isentar o consumidor dessa taxa se quiserem. 

Outro ponto importante, é que após a solicitação o seu número pode ficar algumas horas fora do ar. No entanto, segundo determinação da Anatel, esse período não pode ultrapassar 24 horas. 

Agora que você já sabe como mudar de operadora e manter o mesmo número, aproveite e deixe o seu comentário!