O que é planejamento empresarial?

O que é planejamento empresarial?

Descubra o que é o planejamento empresarial? Especificamente Planejamento de Negócios | Significado, Significância, Etapas, Limitações, Eficácia

SIGNIFICADO DO PLANEJAMENTO DE NEGÓCIOS

O planejamento de negócios é um planejamento estratégico movel planejado porque se preocupa principalmente com o desenho dos negócios.

O planejamento de negócios tornou-se uma parte muito importante da função de alta administração devido à influência de fatores ambientais externos e abordagem de sistemas para a gestão de negócios.

O planejamento de negócios de longo prazo é uma abordagem sistemática para a tomada de decisões sobre questões que são fundamentais e de importância crucial para sua eficácia contínua em longo prazo. 

A estratégia de longo alcance é projetada para fornecer informações sobre a visão, missão, propósito, direção e objetivos de uma organização.

O planejamento de implementação, em contraste com o planejamento de negócios, explica os detalhes das políticas e procedimentos necessários para cumprir as estratégias da empresa. Esses planos produzem resultados imediatos e tangíveis em um período relativamente mais curto.

No entanto, o planejamento de negócios se preocupa com:

  • A direção em que a empresa deve se mover.
  • A implementação do plano para o período subsequente e
  • As alternativas que devem ser sacrificadas, se o plano for aceito e implementado.

O planejamento de negócios envolve mais de uma estratégia mudanca brasilia df. Em outras palavras, as estratégias relacionadas às diferentes áreas funcionais estão envolvidas no planejamento de negócios. 

Uma atividade, em vez de uma forma de organização, está no centro do planejamento de negócios.

O planejamento de negócios fornece um meio de lidar de forma explícita e sistemática com questões de importância fundamental.

DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO DE NEGÓCIOS

O planejamento de negócios é o processo de seleção das metas de uma organização, determinando as políticas e programas estratégicos necessários para atingir os objetivos específicos no caminho para as metas e estabelecendo os métodos necessários para assegurar que as políticas e programas estratégicos sejam alcançados.

Assim, o planejamento de negócios é derivado do planejamento estratégico e da estratégia.

não é apenas a atividade de planejamento de uma organização; no entanto, é aquele em que o papel da alta administração é mais crítico. O planejamento em níveis inferiores é chamado de planejamento operacional. 

Ele se concentra nas operações atuais e sua principal preocupação é a eficiência, e não a eficácia. No sentido de que o planejamento estratégico fornece orientação e limites para a gestão operacional.

A gestão eficaz deve ter uma estratégia e deve operar no nível do dia-a-dia para atingir as metas.

SIGNIFICADO OU FUNÇÃO DO PLANEJAMENTO DE NEGÓCIOS

O planejamento de negócios desempenha papel significativo na governança corporativa. O papel significativo desempenhado pelo planejamento de negócios pode ser atribuído aos benefícios que podem ser obtidos transportadora de veiculos

As principais razões para a crescente importância do planejamento de negócios são:

1. A TAXA CRESCENTE DE MUDANÇA TECNOLÓGICA

As mudanças tecnológicas testemunharam um crescimento significativo, particularmente durante o último trimestre da década de 1990. 

A revolução na tecnologia da informação, planejamento de recursos empresariais, reengenharia de processos de negócios, comércio eletrônico, escritório sem papel, marketing on-line e outros, trouxe desenvolvimentos fenomenais nas operações de negócios. As políticas de globalização anunciadas por vários governos resultaram em competição acirrada, que por sua vez levou a grandes gastos em P&D por parte dos gigantes corporativos.

Isso, por sua vez, trouxe avanços em tecnologia. A atualização tecnológica, por sua vez, acelerou a taxa de crescimento dos negócios e da economia.

2. PLANO DE NEGÓCIOS DE LONGO PRAZO

A orientação do plano de negócios de longo prazo do ângulo do mundo corporativo é claramente evidente por meio da mudança de visão das empresas. 

No passado, as empresas estavam se concentrando nos lucros de curto prazo. Mas, eles estão ocupados na construção de negócios de relacionamento que podem produzir resultados de longo prazo.

3. AUMENTO DA COMPLEXIDADE DO AMBIENTE EXTERNO

O ambiente externo está se tornando cada vez mais complexo. Os governos estão tendendo para economias capitalistas de sistemas econômicos comunistas ou socialistas. 

Somado a isso, a economia está liberalizada e globalizada. Assim, há uma mudança significativa nos fatores ambientais econômicos.

Além disso, os fatores tecnológicos tornaram-se complexos devido à mudança repentina na tecnologia do tradicional para o de alta tecnologia. Somado a isso, a revolução na tecnologia da informação complicou o ambiente para os negócios.

As mudanças nos fatores econômicos, políticos e tecnológicos trouxeram mudanças notáveis ​​no modo de vida e outros fatores sociais. O comportamento do cliente / consumidor mudou predominantemente.

Outras mudanças significativas incluem o aumento da consciência e preocupação com a natureza e a ecologia, diminuição da interferência do governo nos negócios, aumento da preocupação dos trabalhadores com a qualidade de vida no local de trabalho, trabalho desafiador e mudança de gestão. 

A mudança das relações industriais regidas por regras para as relações humanas é outra área que complica o ambiente de negócios.

Quanto mais complexo o ambiente de negócios, mais significativo é o planejamento do negócio.

4. PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS E COMPROMISSO

Houve uma mudança significativa nos recursos humanos. Os funcionários do novo milênio se concentram na produtividade, desafios de gestão, qualidade, serviço e assim por diante. 

O plano de negócios prevê os desafios da gestão, planeja e formula as estratégias e táticas para enfrentar os desafios com o comprometimento dos colaboradores.

5. PLANO DE CURTO PRAZO

Os planos de curto prazo e os planos operacionais baseiam-se nos planos de longo prazo e de negócios. A empresa deve formular planos de negócios e de longo prazo para atingir os objetivos / metas operacionais de curto prazo.

6. PARA FAZER JULGAMENTOS

O plano de negócios fornece à alta administração uma base melhor para fazer julgamentos sobre o equilíbrio geral entre as diferentes partes da empresa. Os planos de negócios fornecem um ponto de partida para a análise do programa proposto.

7. ASPECTOS MAIS AMPLOS

O planejamento de negócios é um processo contínuo. Este processo é auxiliado por modernos computadores sofisticados. A imagem a seguir apresenta os aspectos mais amplos do planejamento de negócios.

8. MUDANÇA NOS FATORES AMBIENTAIS

Conforme mencionado anteriormente, a mudança nos fatores ambientais, particularmente sociais e políticos, aumenta a importância do planejamento de negócios. A imagem a seguir apresenta as mudanças nos fatores sociais e políticos e sua influência na relevância do negócio.

O modelo de planejamento de negócios não significa uma dimensão única, mas muitas dimensões.

MÉTODOS PARA TORNAR O PLANEJAMENTO DE NEGÓCIOS EFICAZ

A Administração em diferentes níveis deve tomar medidas para que o plano de negócios seja eficaz devido à possibilidade de limitações. Essas medidas incluem:

1. Estabelecimento de coordenação entre planos de longo prazo e planos de curto prazo.

2. Trazendo coordenação entre todos os departamentos da organização na formulação e implementação de planos.

3. Formular um plano abrangente ligando todos os planos departamentais aos planos de nível corporativo.

4. Dar a devida atenção aos planos de nível departamental.

5. Garantir o comprometimento e envolvimento de todos os gestores em todos os níveis da organização.

6. Garantir o fluxo livre de comunicação, especialmente a comunicação de baixo para cima.

7. Treinar e desenvolver os gestores na análise e compreensão do ambiente externo, formular os planos de forma eficaz.

8. Prever as mudanças ambientais, encaminhar a informação para todos os níveis da organização.

9. Garantir um trabalho de equipe eficaz e capacitar os gerentes para formular planos eficazes.