Café parisiense

Café parisiense: por que ele fez e ainda faz tanto sucesso?

Tão importante quanto a Torre Eiffel, o café gourmet faz parte do DNA da cidade, que conta com algumas das cafeterias mais famosas do mundo.

A princípio esse tipo de espaço era bem elitizado, já que era serviam de ponto de encontro de intelectuais, escritores, músicos e políticos.

Todavia, esses locais estão mais democratizados e assim passaram a ser frequentados por estudantes para socializar com seus colegas ou fazer trabalhos da faculdade.

Mas também por operários que tomam seu café da manhã antes de se deslocar para o trabalho e ainda por pessoas que buscam relaxar em um merecido happy-hour.

Por fim, os enamorados apreciam a bela paisagem da cidade e os turistas descansam à maneira tradicional dos moradores locais.

Porém, não é necessário estar em grupo para desfrutar de momentos agradáveis em um café parisiense, já que este ambiente é ideal para ler, estudar, pensar na vida ou apenas para apreciar a bebida em sua própria companhia.

Confira!

Como escolher o melhor café em Paris?

Antes de mais nada, é preciso destacar que existem diferentes estilos de cafés em Paris, por isso é tão difícil escolher qual é o melhor.

Com qualidades diversificadas, existem opções que oferecem o cafezinho tradicional, mas também aqueles que disponibilizam refeições completas.

O que os difere, é que no modelo original o cliente pode consumir a bebida a qualquer hora do dia, enquanto nos demais, algumas regras são impostas pelos seus gestores.

Por exemplo, em alguns lugares como as mesas que se encontram do lado de fora são mais disputadas, são reservadas para pessoas que vão comer também, por isso, quem vai tomar apenas um café, deve se contentar com o ambiente interno.

Assim sendo, antes de escolher um café, é fundamental levar em conta o que você deseja para cada momento. 

Com base nisso, listamos abaixo algumas das melhores alternativas de cafés na “Cidade Luz”. Veja!

1 Le Café Noir

Localizado no bairro 2, região de Montorgueil, o Le Café Noir possui uma decoração fun, que mescla citações na parede, com objetos de decoração diferenciados, como uma bicicleta de onça.

Por ser um lugar que agrega um público bastante eclético, atrai frequentadores de diferentes personalidades, mas com uma característica: animação.

Visto que, é possível começar a visita durante o dia com um simples café e estendê-la até o happy hour, devido a sua variedade de cervejas, drinks e petiscos.

2 La Fontaine de Belleville

A arquitetura do imóvel, mesmo depois de sua renovação, preservou as grandes janelas e portas, que são características comuns dos tradicionais bistrôs parisienses.

Por esse motivo, até mesmo quando está com sua lotação máxima, proporciona a tranquilidade necessária para quem deseja utilizar o ambiente para estudar ou trabalhar.

Para garantir a qualidade do seu café, o La Fontaine se responsabiliza por todo o processo até que chegue às mãos dos seus clientes, seguindo as seguintes etapas:

  • Compra dos grãos direta com os produtores;
  • Torrar;
  • Moer;
  • Venda de kits de café na cafeteria;
  • Local reservado para produção e degustação.

3 Terres de Café

Sem dúvidas, as pequenas mesinhas de metal verde que se encontram na área externa, conferem maior charme ao Terres de Café.

Os proprietários do estabelecimento possuem grande reconhecimento, pois fazem parte de uma família que já produz café há 3 gerações.

Como realizam suas próprias combinações, já contam com mais de 30 tipos de café, que podem ser adquiridos por seus clientes.

Além disso, eles vendem kits que são montados em lindas caixinhas que levam o melhor café e acessórios que transmitem às pessoas a sensação que experimentam quando estão no Terres de Café.

4 San José

Próximo à Ópera de Paris, o San José é o lugar ideal para quem deseja apenas tomar um bom café, já que o espaço conta apenas com duas ou três banquetas e um balcão.

Mas não se engane! Mesmo sendo um espaço bem restrito, vale muito a pena uma visita para degustar um café de produção própria, como também para adquirir o produto que é vendido à granel.

Por isso, tanto os moradores do bairro 2, quanto às pessoas que circulam por essa área, têm ótimos motivos para uma pausa para degustar um café de alta qualidade e sem muita frescura.

5 Café Creme

Esse lugar pitoresco, com flores secas por toda sua fachada, dispõe de um bom espaço externo que abriga muitas mesas para melhor atender seus frequentadores.

Como o seu entorno é bem arborizado e cheio de barzinhos, é um ambiente muito propício para paqueras ou simplesmente para ver o tempo passar.

Por ter um horário mais flexível (fecha as 2 horas da manhã) é uma excelente opção até mesmo no inverno, já que até no terraço possui aquecedores para deixar o ambiente mais aconchegante.

Conclusão

Como você pôde perceber, existem bons motivos que levam a crer que o Café Parisiense é um dos melhores do mundo.

Pois, além de oferecer um produto de alta qualidade, investe em espaços bonitos, agradáveis e aconchegantes para que seus clientes possam desfrutar de momentos inesquecíveis.
Mas quem disse que você não pode ter acesso ao melhor de Paris em sua casa? Prepare um espaço tranquilo, arejado, com uma decoração delicada e prepare um delicioso café gourmet para sua família, para receber amigos ou para aproveitar a sua própria companhia.