Se você já entrou —ou está entrando— no universo do tênis nike ou de outras marcas, existe todo um glossário que você não pode perder.
No amplo horizonte do tênis existem infinitas palavras, siglas e códigos que surpreendem se é a primeira vez que você os ouve. E não tem nada a ver com quanto tempo você coleciona ou com quais marcas e estilos você está construindo sua família. Você pode já estar neste mundo há alguns anos, mas nunca enfrentou tal ou tal termo antes. E sim… é constrangedor perguntar em muitas ocasiões, principalmente por medo de parecer um amador ou alguém que não tem ideia do que está à sua frente. Mas não se preocupe. Ninguém nasce sabendo esse tipo de coisa e não há nada de errado em querer aprender. Então seus amigos da Vai de Tênis reunimos aqui um glossário de tênis amplo e básico o suficiente para que você não seja mais pego de surpresa em qualquer conversa — ou transação — sobre tênis.
LE – Edição Limitada
Para começar, os termos e siglas mais comuns de todos. Quando você encontra um LE, isso significa que você está colocando as mãos em um sapato produzido em número limitado e disponível apenas em alguns varejistas selecionados. Sortudo…
LS – Estilo de vida
Tênis destinados ao uso casual e não para qualquer desempenho físico; muito menos alto desempenho.
PRM – Premium
Tênis com acabamentos e materiais de alta qualidade, mas ainda considerado um modelo comum. Não é uma edição limitada nem um modelo raro – a menos que com o tempo e a demanda comece a diminuir.
ACG – Engrenagem para todas as condições
Isto é: Equipamento para todas as Condições. Uma coleção de tênis para atividades ao ar livre. Um termo que foi criado e produzido principalmente pela empresa Nike.
SB – Skate
Outro termo criado pela casa do swoosh e que se refere ao tênis para patinação.
DS– Estoque morto
Em espanhol: inventário ou arquivo morto. A princípio, esse termo era usado para se referir a tênis que, apesar da pouca ou grande fama, deixaram de ser produzidos. Muitos dos Air Jordans mais importantes da história têm essa etiqueta anexada. Porém, recentemente também passou a ser usado para falar de tênis que são completamente novos; Eles nunca saíram da caixa, ninguém nunca os experimentou e eles nem foram desamarrados.
BNIB – Novo na caixa
Literalmente: novo e na caixa.
VNDS – Estoque Morto Muito Próximo
Mais ou menos como BARELY AND USED. Se você tem um tênis dessa categoria em mãos e está prestes a comprá-lo, não vá pagar o preço integral nas lojas ou plataformas de revenda.
NWT – Novo com etiquetas
Mais uma garantia de que estes ténis são NOVOS, NOVOS, NOVOS… Todas as suas etiquetas estão no seu devido lugar e nunca ninguém as retirou.
CW-Colorway
A combinação exata de cores no seu tênis. Existem colorways que se tornaram famosas ao longo da história. Em muitas das colaborações da adidas você pode encontrá-los, por exemplo; o caso de Bad Bunny é um dos mais atuais.
OG – Original ou Lançamento original
Pode se referir às cores originais dos sapatos no momento de seu lançamento inicial. Por exemplo, o Air Jordan 3 Fire Red de 1989. Mas também pode se referir ao primeiro arremesso de uma quadra de tênis. Ou seja, aos modelos que foram fabricados naquele ano e nada mais.
GR – Liberação Geral
Um tênis comum que você encontra em qualquer lugar.
SE – Edição Especial
Um lançamento que celebra uma ocasião ou evento especial.
PE – Exclusivo para jogadores
Sapatos que são feitos exclusivamente para um atleta e não vão ao mercado por mais que choremos e imploremos aos céus.
HS-Hyperstrike
Os tênis mais exclusivos de todos. Eles vêm em números muito limitados, e a maioria é dada a amigos e familiares – aqui outro termo FNF (para amigos e familiares) – de artistas e celebridades.
QS–Quickstrike
Tênis relativamente raros que não são tão exclusivos, mas que geralmente você encontra disponível – e um tanto disputado – nas lojas Tier 0, onde vendem os tênis mais cobiçados do mercado.