Promoções, lançamentos de produtos e queimas de estoque. A facilidade nas compras marca o comércio durante a Black Friday, que acontece anualmente na última sexta-feira do mês de novembro.
É também nessa data que os consumidores aproveitam para antecipar os presentes de Natal e tirar produtos da lista de desejos. Mas afinal, qual é a melhor estratégia na hora de economizar e garantir descontos de fim de ano?
De olho na data
Antes de traçar a melhor estratégia para aproveitar a Black Friday, é importante ter a data no radar. Em 2022, a BF acontecerá em 25 de novembro, mas esse não é o único dia que merece atenção. Durante todo o mês, é possível encontrar promoções que antecipam a data comercial, são os “esquentas” ou saldões.
A dica para não perder as promoções que podem surgir antecipadamente é criar notificações em produtos específicos, que fazem parte da sua lista de desejos. Assim, caso aconteça algum desconto relâmpago, é possível averiguar a oferta e avaliar o custo-benefício oferecido.
Preparação para a BF
Com a proximidade da data, a tendência é que as promoções apareçam com maior frequência, o que também exige do consumidor uma preparação redobrada. Seguindo algumas dicas, é possível evitar que boas oportunidades escapem:
Se mantenha logado nas lojas
Durante a Black Friday, não é incomum que alguns produtos se esgotem em minutos. Pensando nisso, se manter logado em lojas confiáveis é uma boa estratégia para economizar tempo durante a compra. Outra alternativa é recuperar previamente a senha dos principais sites de vendas e ter fácil acesso à informação.
Crie notificações
Atualmente, os principais sites de venda disponibilizam a opção de criar alertas de promoções e descontos. Para quem já planeja garantir um produto específico, essa é uma alternativa para ser avisado sem precisar monitorar as plataformas manualmente.
Elenque prioridades
O fluxo de promoções pode se tornar intenso na Black Friday, atrapalhando a lista de compras de quem não estabeleceu prioridades. Elencar os produtos em uma escala de maior importância pode ajudar a manter o foco durante as compras. Dessa forma, é possível investir nos itens mais importantes e garantir as demais promoções conforme o orçamento destinado para a data.
Adiantando as compras de Natal
Para os mais preparados, a Black Friday também se torna uma forma de adiantar os presentes de Natal. Além das dicas já aplicadas, é possível definir estratégias para não errar no presente:
Aposte em produtos neutros
Os eletrodomésticos e bebidas alcoólicas ocupam o topo das promoções durante a Black Friday. Uma das principais vantagens de investir nesses produtos é a facilidade ao presentear, uma vez que os itens podem ser considerados neutros.
A dica é ficar de olho nas promoções que podem surgir nessas categorias. Assim, é possível adquirir produtos de qualidade por um preço reduzido e garantir o presente de parentes ou amigos.
Escolha itens que você pode usar
Ainda não tem a lista completa de quem presentear no Natal? Adquirir itens extras pode ser arriscado, mas é possível remediar a situação. A primeira dica é limitar os presentes “a mais”, considerando que a lista de amigos e parentes não deve variar drasticamente até a comemoração.
Após isso, basta ficar atento às promoções de produtos que também fazem sentido para o seu consumo. Assim, caso algum presente sobre após o Natal, é possível usar o item e manter a economia.
Fique atento a presentes que não possuem validade
Para fechar a lista, a dica é investir em produtos que não possuem prazo de validade. Livros, itens de decoração, roupas clássicas… alguns produtos nunca saem de moda e podem ser reaproveitados em outras situações. Dessa forma, é possível aproveitar a Black Friday para adiantar os presentes de Natal e até mesmo os que serão dados após a data.