Confira algumas recomendações de como doar eletrodomésticos em bom estado
Quando compramos um novo eletrodoméstico, além de toda a euforia, temos um equipamento velho que vai precisar ser descartado. Contudo, isso não deve ser feito em quaisquer lugares, pois esse tipo de item precisa de lugares específicos de descarte. Mas você também pode tentar outras possibilidades. Vamos imaginar que você acabou de trocar de fogão, que promete ser muito mais eficiente e moderno. Com isso vem a grande questão, o que fazer com o fogão antigo que está ocupando espaço na cozinha?
Descartar eletrodomésticos pode até parecer um quebra-cabeça supercomplicado de resolver, mas, calma! Existem algumas maneiras inteligentes e seguras de se livrar desses aparelhos que estão ocupando espaço sem causar uma grande dor de cabeça. Além disso, a reciclagem desses eletrodomésticos permite que você aproveite uma série de materiais reutilizáveis, como plástico ou vidro.
Reciclagem, doação ou venda são algumas das opções que você tem. No entanto, é importante saber como cada coisa funciona exatamente, para que você possa fazer a escolha certa no momento de descartar os eletrodomésticos antigos. Você confere abaixo uma lista com recomendações que vão te ajudar a decidir o que fazer em relação a esses itens.
Transformando o velho em novo
Quando um eletrodoméstico já não está funcionando corretamente, a reciclagem é o melhor caminho, pense nela como aquela receita de reaproveitamento. A maioria desses itens é um verdadeiro mix de materiais que podem ser reciclados: plásticos, metais e, inclusive, componentes eletrônicos.
O eletrodoméstico usado certamente pode se tornar algo completamente novo e útil, e existem algumas lojas que oferecem programas especiais de recolhimento. Por isso, ao comprar um fogão novo, por exemplo, pergunte à loja se eles recolhem o antigo. Dessa maneira, você não precisa se preocupar em resolver esse problema e vai ter a certeza de que o descarte vai ser feito de maneira responsável.
Dando uma segunda chance
Se o seu eletrodoméstico ainda estiver funcionando, você pode doá-lo. Em alguns casos, é importante dar uma segunda chance para aquele eletro que acompanhou você por tanto tempo. Desse modo, seus eletros usados e mais antiguinhos que ainda funcionam bem e corretamente podem, sim, continuar sendo de serventia em outra casa. Então, é interessante procurar instituições de caridade ou até mesmo grupos comunitários que recebem doações desse tipo de equipamento.
Recuperando o valor
Se a sua geladeira ou outro eletrodoméstico ainda está funcionando corretamente, uma boa opção é vender. Vamos pensar nisso como um verdadeiro brechó de eletrodomésticos, no qual o que não serve mais para você pode muito bem ser um tesouro para outra pessoa. Hoje em dia, existem muitas plataformas de venda on-line que são ótimas para essas situações.
O importante é ser honesto sobre o estado do item. Assim, descreva se ele passou por alguma manutenção ou se tem alguma característica peculiar, e se tem garantia. Além disso, fotos bacanas e descrição sincera podem atrair possíveis compradores.
O amigo da vizinhança
A prefeitura também pode ser sua aliada quando o assunto é se desfazer de aparelhos antigos, já que algumas cidades oferecem serviços de coleta desses itens. Basta dar uma olhada no site da prefeitura ou ligar no departamento de resíduos sólidos. Quando você for usar esse tipo de serviço para descartar seu eletrodoméstico, é muito importante seguir as regras. Aliás, em alguns casos, é necessário remover algumas partes ou peças soltas.
Nada de lixo comum
Em hipótese alguma, você deve descartar seus eletrodomésticos em um lixo comum, é um grande desperdício e muitas vezes ilegal. Isso porque esses aparelhos possuem componentes que podem ser extremamente prejudiciais ao meio ambiente, se não forem descartados corretamente. Por isso, nunca coloque o seu eletrodoméstico antigo no meio do lixo doméstico.