Campanha da fraternidade

Campanha da fraternidade, você sabe sobre o que se trata?

O Movimento da Fraternidade é uma campanha anual do Sínodo Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante a Quaresma. A cada cinco anos é proclamado universalmente junto com diversas outras denominações cristãs. Segundo os Cursos Online da área da religiosidade, a finalidade da campanha é despertar a união de seus seguidores e da sociedade para encontrar soluções para problemas específicos que preocupam a sociedade brasileira. A cada ano, é escolhido um determinado tema, a realidade específica deverá ser transformada, e um lema, que vai explicar a direção em que se busca a transformação.

• Educação em fraternidade ao longo da vida, baseada nas exigências centrais do Evangelho para a justiça e o amor.

• Reafirmar a consciência de todos da responsabilidade da Igreja Católica na evangelização e promoção da humanidade, com vistas à construção de uma sociedade que seja justa e solidária.

O gesto específico foi manifestado em uma manifestação de solidariedade no Domingo de Ramos. Acontece em todo o país, em todas as comunidades cristãs católicas. A arrecadação inclui o Fundo Nacional de Solidariedade e o Fundo Paroquial de Solidariedade; 60% dos recursos serão utilizados para apoiar projetos sociais na comunidade paroquial. 40% dos recursos restantes constituem o FNS, que é usado para fortalecer a solidariedade entre as diferentes regiões do país.

Este ano, a Igreja brasileira incorporou o tema “fraternidade e educação” e o lema “Falar com sabedoria, ensinar com amor”. Confira as principais reflexões sobre o movimento para fazer uma boa caminhada de oração.

Você sabia que esta não será a primeira vez que a igreja lida com questões educacionais no movimento da fraternidade? Este tópico foi explorado duas vezes em 1982 e 1998.

Os temas que são propostos pelo movimento da fraternidade são realizados por meio de uma abordagem “ver, julgar e agir”. Em 2022, “Olhar” partirá da perspectiva da escuta; “Atuar” seguirá o caminho da proposta de casamento; “Julgamento” voltará os olhos para o discernimento.

O movimento de fraternidade deste ano traz uma provocação: ser educado na Palavra de Deus como agente de justiça e paz.

O movimento 2022 quer ampliar os horizontes dos cristãos para entender a educação, não apenas como comportamento escolar ou em Cursos, mas também como divulgação de conteúdos ou até da preparação técnica para o mundo. Mostrar que a educação ajuda a vencer o pecado, preservar a vida, alcançar a consciência e mudar as relações.

Um dos objetivos da campanha é analisar o contexto educacional e os desafios colocados pela pandemia, entender e verificar o impacto das políticas públicas dentro da educação; compreender sobre os valores e as referências da Palavra de Deus e à tradição cristã à luz da educação humanizadora; trabalhar com instituições educativas com a finalidade de refletir sobre o papel da família dentro do campo da igreja, dos grupos religiosos e da sociedade no processo educativo.

Pede-se aos responsáveis ​​pela educação das dioceses, paróquias, párocos, homens e mulheres na pastoral que prestem atenção à educação pública.

O movimento enfatiza que a família sempre será a referência mais importante dentro da educação para a fé. Os pais têm a responsabilidade de educar e promover o desenvolvimento de todos os seus filhos e fomentar a consciência moral, ética e emocional

O texto se baseia em convidar e ver a devida realidade da educação nos diversos campos, iluminá-la com a Palavra de Deus e encontrar e descobrir meios eficazes para facilitar um processo mais pleno e criativo, para que ninguém fique de fora do caminho educativo pleno.

O Movimento da Fraternidade espera ajudar a compreender duas lições sobre o comportamento educativo: a primeira diz respeito ao valor do ser humano como princípio educativo. A segunda vai se referir sobre o ato de correção, que será condizente com o caminho reto. Isso não será uma repressão, mas leva a pessoa no caminho da mudança de vida, mudança real à luz da verdade.

O movimento tem o objetivo de convidar as pessoas a olhar para o modo como Jesus ensinou e aprender com ele, sobre como construir novas relações que são fraternas e que são baseadas em atitudes de amor, aceitação e perdão para com os outros.

Você sabia que a Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales? A campanha tem como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade humana.

O movimento de fraternidade iniciado pela Igreja particular da Igreja brasileira tornou-se uma grande expressão de comunhão, conversão e de partilha. Procura instituir o sacramento da verdadeira fraternidade; converte-te, procura transformar-te pela vida do Evangelho; partilha visões do Reino de Deus, lembrando atos de fé, esforços de amor, esperança perseverante em Cristo Jesus.

O Movimento da Fraternidade hoje tem como objetivos permanentes:

1 – Despertar o espírito de comunidade e cristianismo entre o Povo de Deus, sobretudo comprometendo os cristãos dentro da busca do bem comum;

2 – A educação permanente na fraternidade, baseada na justiça e no amor, que são exigências centrais do Evangelho;

3 – Reconhecer a responsabilidade de cada um pela ação da Igreja dentro do ambiente de evangelização, promoção humana, sociedades justas e unidas (todos devem evangelizar e todos devem apoiar as ações de evangelização e libertação da Igreja)”.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.