primeiro dia de aula

Primeiro dia de aula: o que o professor pode fazer com os alunos?

Quando o semestre letivo se inicia, os professores precisam aprender a planejar o primeiro dia de aula. O retorno dos alunos deve ser agradável, receptivo e estimular a interação da turma.

O primeiro dia de aula é sempre pura alegria. Os estudantes chegam animados na sala de aula, com novos materiais escolares e vontade de matar a saudade dos colegas. No entanto, é necessário controlar os ânimos da turma para que as primeiras atividades possam ser desenvolvidas.

Logo no primeiro dia de aula, o educador deve focar no desenvolvimento de competências socioemocionais, assim como determina a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Contudo, é possível seguir o documento e tornar o momento de reencontro dos estudantes divertido.

Dicas de como planejar o primeiro dia de aula

Separamos algumas dicas sobre o que fazer com os alunos no primeiro dia de aula. Acompanhe:

1 – Decore a sala de aula

Essa dica vale, sobretudo, para as turmas de educação infantil e ensino fundamental I. Antes de receber as crianças, tenha o cuidado de criar um painel bem bonito para enfeitar a parede. Além disso, a porta da classe também pode ganhar uma decoração especial e temática, com enfeites de EVA.

2 – Faça uma apresentação

Você está fazendo o primeiro contato com uma turma de alunos? Então, prepare uma apresentação pessoal. Diga o seu nome e a disciplina que será lecionada. Além disso, fale um pouco sobre os temas que serão estudados ao longo do semestre e como serão as avaliações.

3 – Promova uma dinâmica

As dinâmicas para sala de aula são sempre uma boa ideia, especialmente quando se trata do primeiro dia de aula. Se a turma ainda não se conhece, vale a pena promover uma atividade que estimule a apresentação de cada aluno.

Trabalhar com dinâmicas na escola é recomendado para diminuir a monotonia, facilitar a socialização dos estudantes e estimular o senso de colaboração.

No caso do retorno das férias de julho, a dica é promover uma atividade que promova o compartilhamento de experiências vivenciadas durante o período de recesso.

Existem várias dinâmicas divertidas e interessantes que podem ser realizadas no primeiro dia de aula, como é o caso da cápsula do tempo.

Nesta atividade, os alunos escrevem em um pedaço de papel o que esperam alcançar ao final do ano letivo. Em seguida, esses papéis são dobrados e colocados dentro de uma caixa de sapato.

No último dia de aula, o professor pode promover uma pequena festinha na sala para abrir a cápsula do tempo com a turma. Assim, será possível verificar se as metas traçadas foram atingidas ou não.

3 – Ajude os novos alunos

Para novos alunos, o primeiro dia de aula é sempre uma situação complicada. Em geral, eles sofrem com insegurança, timidez e medo do desconhecido. Desse modo, cabe ao professor facilitar a integração da criança com os outros estudantes.

4 – Tour pela escola

A escola é uma novidade para a maioria dos alunos da turma? Então, vale a pena aproveitar o primeiro dia de aula para promover um tour pela instituição.

O professor deve organizar os alunos em fila e levá-los para conhecer os principais espaços da escola, como biblioteca, quadra, sala de jogos, jardim, horta, entre outras áreas.

5 – Aplique uma atividade diagnóstica

Depois da recepção e da dinâmica, pode sobrar tempo para uma avaliação diagnóstica. O objetivo dessa atividade é verificar os conhecimentos adquiridos na série anterior.

Após corrigir a atividade diagnóstica, o professor tem condições de planejar suas intervenções de forma mais assertiva. Quando a maioria da turma apresenta dificuldades em um determinado aspecto, por exemplo, uma revisão pode ser realizada antes de dar início ao conteúdo do plano pedagógico.

No primeiro dia de aula, a atividade diagnóstica pode ser contextualizada. Considere, por exemplo, uma professora que deseja avaliar as habilidades de escrita dos alunos. Para checar essa competência, ela pode pedir para que as crianças escrevam uma redação sobre o que fizeram nas férias.

6 – Entregue uma lembrancinha

É muito comum entregar uma lembrancinha no primeiro dia de aula, especialmente na educação infantil. Esse “mimo” faz com que cada aluno se sinta especial e com vontade de frequentar as aulas.

Existem muitas ideias de lembranças, que são baratas e fáceis de fazer. Na lista de opções, vale destacar: marca-página, pirulito, porta-bombons e ponteira de lápis.

Em suma, as lembrancinhas comestíveis são bem aceitas pelas crianças, assim como os itens personalizados que podem fazer parte do dia a dia escolar.

Conclusão

Por fim, o primeiro dia de aula é sempre uma ocasião aguardada com ansiedade pelos alunos. Cabe ao professor criar momentos agradáveis de interação e aproveitar a oportunidade para conhecer a turma.

Agora você já sabe o que fazer no primeiro dia de aula com os alunos. Então, coloque as dicas em prática e favoreça o convívio coletivo das crianças na escola.