melhores dicas para quem quer comprar uma batedeira

As 6 melhores dicas para quem quer comprar uma batedeira

A batedeira é um eletrodoméstico muito importante para o dia a dia das pessoas. Afinal, ajuda no preparo de diversos tipos de alimentos e refeições, sejam doces ou salgados. Feitas com injeção de plástico da Plaskit, é possível encontrar os mais diferentes modelos disponíveis no mercado, com várias funções, formas de preparo, etc. 

Contudo, justamente por essa grande variedade, é comum ficar em dúvida na hora de escolher o aparelho ideal. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com as melhores dicas para quem quer comprar batedeira. Vamos lá?

Conheça os tipos de batedeira

Existem três principais tipos de batedeira e cada um deles tem características que são mais indicadas para determinados perfis. Sendo assim, confio abaixo quais são eles:

Batedeira tradicional

Conhecida como batedeira portátil, ela é mais leve e o modelo mais popular disponível atualmente. Sendo assim, é indicada para quem utiliza o aparelho de vez em quando, ideal para receitas leves, como purês, mouses, chantilly, etc. Ela geralmente vem com dois batedores, que giram no próprio eixo, mas em sentidos opostos, criando assim uma mistura homogênea. Além disso, é possível deixá-la presa na base ou segurar com as mãos fazendo movimentos circulares. Para finalizar, essa batedeira cabe em qualquer espaço da cozinha e por possuir menor potência, é ideal para uso caseiro. 

Batedeira orbital

Esse outro modelo é considerado intermediário ou semiprofissional, sendo uma opção bastante versátil. Ela é mais intensa e consegue misturar os ingredientes por toda a tigela, visto que o batedor gira em seu próprio eixo e ao redor da vasilha ao mesmo tempo. Essa batedeira vem com três tipos de batedores, que podem ser trocados dependendo da mistura que estiver fazendo. Portanto, é ideal para preparar massas de pão, pizza e cookies, sendo recomendada para uso casual, mas não diário. 

Batedeira planetária

Por fim, esse modelo é indicado para uso profissional. Então, para quem realiza diversas receitas, costuma fazer pratos elaborados e massas pesadas, que precisam ser sovadas, essa é a batedeira ideal. Além disso, também prepara receitas mais leves e, por isso, é um equipamento completo. Com o mesmo sistema que a batedeira orbital, esse modelo é ainda mais ágil, resistente e potente. Por mais que o custo seja mais elevado, o valor vale a pena para quem utiliza com frequência o eletrodoméstico. 

Avalie a potência

Quanto maior a potência da batedeira, mais força ela terá para misturar a massa. Os modelos tradicionais costumam ter a partir de 200 watts de potência, sendo que as profissionais chegam a 1000 watts. 

Cheque a velocidade

Os modelos de batedeira também têm variações de velocidades, com modelos com apenas três e opções com até dez níveis. Contudo, além de observar a rapidez, também é necessário checar quanto tempo a batedeira pode ficar ligada, sendo que esse fator é até mesmo mais importante que a potência.

Observe a tigela

A tigela é um dos componentes mais importantes da batedeira, pois precisa ser adequada à sua demanda. Existem modelos pequenos, grandes e com a opção para escolher, sendo que podem ter até mais de 4 litros. Além disso, o material da tigela também é relevante, podendo ser de plástico, vidro ou inox. 

Tamanho, peso e material

Uma batedeira simples é leve, flexível e portátil, sendo que o modelo profissional já é mais robusto e pesado para suportar todo o movimento dos batedores. Contudo, mesmo uma batedeira planetária pode ser mais leve, com 3,5 kg e podendo chegar a até 10 kg. Sendo assim, se costuma movimentar bastante o aparelho, prefira a opção mais leve. 

Itens extras

Por fim, a batedeira também pode contar com acessórios e funções extras, que tornam a rotina ainda mais simples e agilizada. Alguns exemplos são trava de segurança, tampa antirrespingo, qualidade dos batedores, etc. Portanto, cheque se o modelo possui algum tipo de acessório para garantir a melhor escolha. 

Então, agora que você sabe o que analisar na hora de comprar sua batedeira, é hora de colocar em prática nossas dicas e sair às compras. Mas, lembre-se de fazer uma boa pesquisa no mercado, avaliando os preços em lojas físicas e on-line, além de promoções, qualidade e reputação da marca. Dessa forma, você garante uma compra certeira e adequada às suas necessidades, demandas e preferências.