dicas para a manutenção correta de uma moto

5 dicas para a manutenção correta de uma moto

Um transporte prático e cheio de oportunidades. Sabemos que a maioria dos motoristas preferem utilizar uma moto a qualquer outro veículo. Ela geralmente é mais rápida, apesar de não conseguir transportar muitas pessoas. 

No geral, a escolha se baseia em vários fatores, como por exemplo, evitar o trânsito caótico da cidade. Com isso, é claro que o número de motoristas aumenta, mas é necessário ter certos cuidados.

Além dos preparos básicos, se é iniciante, o motociclista também precisa saber como realizar a manutenção do equipamento com peças para moto originias.

Esse é um assunto que não é muito falado, mas é de suma importância para um bom funcionamento e segurança do motorista.

Pensando nisso, resolvemos passar para você 5 dicas importantes para a boa manutenção de sua moto. Ao longo do texto daremos essas sugestões, mas antes, vamos entender por que essa manutenção é tão importante!

Por que realizar a manutenção da moto é tão importante?

Há muitas pessoas que desconsideram a importância de algo como a manutenção. No entanto, você precisa saber que há um grande valor em sua realização. Primeiramente, quem utiliza uma moto sempre deve prezar pela segurança. Depois, há cuidados essenciais para não prejudicar o veículo.

Como dito, o trânsito das grandes cidades é bem caótico, a melhor maneira de evitar problemas nele é realizando as manutenções corretas em seu veículo. É um trabalho rápido, mas que deve ser realizado periodicamente!

Bem, agora que já sabe da importância, vamos direto para as dicas!

Sempre verifique os freios

Para que seu equipamento esteja sempre seguro, um dos componentes mais relevantes no processo de manutenção são os freios. Eles devem ser capazes de aguentar a rotina de algumas cidades, principalmente porque há muitos momentos em que eles serão triviais para diminuir a velocidade.

A segurança aqui é o fator mais importante. Geralmente o desgaste do freio pode ser visto até a olho nú! Por outro lado, os freios de tambor devem ser retirados para uma análise adequada.

Para evitar ruídos e diminuir o desgaste, realize a manutenção periodicamente. Por exemplo, o fluido de óleo do equipamento deve ser trocado a cada 2 anos.

Analise os pneus

Claro, aqui é um tanto óbvio. No entanto, essa dica pode até mesmo salvar vidas. É muito importante que faça um processo para conferir a calibragem do equipamento. Toda semana deverá realizar algo assim. Também pode ser importante fazer esse processo toda vez que abastecer o veículo.

Outro problema que pode acontecer principalmente em dias chuvosos diz respeito aos sulcos do pneu. Verifique sempre, sem deixar que ele chegue ao limite, essa ação poderia causar ainda mais problemas!

Os rolamentos

Para aqueles motoristas que gostam de conforto enquanto dirige, uma das dicas mais importante é trabalhar com a lubrificação dos rolamentos. Essa também deve acontecer em períodos bem específicos.

Também pode causar muito acidente. A falta de manutenção poderá fazer com que a roda sofra com algumas alterações, travando em certos momentos. Sabemos que essa não é uma opção no dia a dia. 

Lubrificar os rolamentos é uma tarefa bem fácil, mas exige sua atenção para que não erre nenhum processo. A melhor opção ainda é buscar ajuda de um profissional, ele saberá exatamente como lidar com a situação e oferecer o melhor lubrificante para sua moto.

O óleo do motor

Um dos pontos mais importantes para realizar verificações precisas é a qualidade e manutenção do óleo do motor. Nesses casos, é interessante conferir um manual para saber exatamente quando o óleo deve ser trocado.

Uma informação importante para aqueles que utilizam o equipamento com muita frequência é saber exatamente a condição de uso. Assim sendo, ficará mais nítido se é necessário trocar o óleo. Geralmente, nesses casos é possível que o tempo de troca seja diminuído pela metade!

Por fim, procure um óleo de boa qualidade. Ele garantirá mais segurança. Você poderá ver o ideal no manual!

Os filtros de ar

Quase sempre não é considerado importante, mas acontece que sua ação é de fato fundamental para o bom funcionamento da moto. Primeiramente, o filtro de ar irá impedir que o ar contaminado das cidades ou das estradas entrem no motor da sua moto, diminuindo problemas no futuro.

Além de escolher um bom filtro para seu equipamento, é importante saber da existência dos descartáveis. Esses devem ser trocados de tempo em tempo para evitar problemas. Por outro lado, existem também aqueles que não precisam disso, apenas é necessário que sejam limpos.

Conclusão

Bem, agora você já sabe as principais dicas para realizar uma boa manutenção em sua moto. O foco deve ser entender o tempo necessário para que certas ações sejam realizadas.

Ademais, poucas ações devem ser realizadas por você mesmo. Procure entender quais são para economizar seu tempo e seu dinheiro.