Passos para fazer uma boa redação

8 Passos para fazer uma boa redação

Escrever uma redação perfeita e digna de nota alta vem sendo um sonho de diversos estudantes que tem o objetivo de prestar o vestibular, principalmente o ENEM. No entanto, para tornar esse desejo realidade, não basta saber usar a ortografia e a gramática corretamente: é preciso entender o assunto e saber as melhores formas de argumentar sobre ele. Porém, se você quiser tem um up o seu conhecimento, é importante fazer um Curso Online Gratuito sobre o assunto de Redação.

Isso porque o gênero de texto utilizado nestes tipos de provas é uma redação argumentativa, um texto de opinião que defende uma opinião sobre diversos temas por meio de argumentação.

Desta forma, para escrever um bom artigo, deve-se desenvolver o hábito da leitura e utilizar boas normas portuguesas e habilidades de escrita para proporcionar impacto e fácil compreensão para o leitor.

Sabendo sobre como colocar em prática, é algo muito complicado para muitos alunos, resolvemos montar um passo a passo de como escrever a redação perfeita para o vestibular.

Vamos lá?

A importância de escrever para a admissão na faculdade

Antes de pedir, vale a pena entender por que é tão difícil escrever uma boa redação no vestibular. Lembre-se que o peso dela afetará sua nota final.

Imagine que você e outro candidato obtenham o mesmo número de respostas corretas em uma pergunta de múltipla escolha. Nesse caso, quem for mais preciso na dissertação terá uma melhor colocação na graduação.

Ao desenvolver suas habilidades de debate, você poderá se colocar à frente de muitos concorrentes. Pois, a escrita depende de vários fatores, como a interpretação do texto (compreensão do material de apoio e das propostas), a capacidade de sintetizar informações e a capacidade de se posicionar de forma coerente.

Nossas 8 dicas para escrever o papel perfeito

Você pode ver que estar preparado é um grande trunfo para obter uma pontuação alta em um argumento de dissertação, não é? Com treinamento de bons Cursos Online, será o primeiro passo a ser dado.

Então, veja abaixo, como escrever uma redação boa, de fato, perfeita!

1. Leia atentamente o texto proposto

Destacamos que um dos maiores erros cometidos ao escrever uma dissertação será que os candidatos evitam um tópico porque não entendem o assunto em profundidade ou se encontram despreparados. Isso acabará diminuindo suas chances de ser aprovado, pois esse erro resultará em uma perda de 50% das notas.

Para evitar isso, leia atentamente os tópicos sugeridos – jamais se esqueça dos materiais de apoio que geralmente são fornecidos no exame. Embora você não possa reproduzir as informações, você pode construir seu argumento a partir de alguns dos dados ou declarações que ele contém.

2. Reflita e anote todos os seus pensamentos sobre o assunto

A produção de texto perfeita vem de um bom planejamento. Pois, para escrever uma excelente redação, você deve formar uma espécie de esqueleto do texto. Para fazer isso, escolha a abordagem do tópico, liste os argumentos que você usará para defender o artigo e anote seus pensamentos sobre o tópico.

Além de ajudar a construir o esqueleto, essa prática ajuda você a não apagar a folha de respostas. Esses erros geralmente ocorrem quando os candidatos estão muito distraídos ou não sabem quais palavras usar em seguida.

3. Organize o texto em 3 blocos

Ao iniciar um rascunho de uma redação, é divertido deixar a gramática de lado e focar mais no conteúdo. Concentre-se em organizar as ideias no texto, pois elas devem sempre estar relacionadas e significativas.

Para isso, organize seu texto em três blocos usando uma estrutura dissertativa argumentativa.

4. Escreva o primeiro rascunho do artigo

Agora que você organizou tudo, é chegada a hora de organizar o que você vai escrever em forma de texto. Para fazer isso, você deve ter estrutura e alinhar as informações na sua redação, com o objetivo de ser coerente e coeso.

Devido a limitações de tempo, pode escrever tudo em um rascunho. Se for o caso, pelo menos descreva o tema principal de cada bloco. Use sempre palavras-chave com o objetivo de enquadrar os seus parágrafos e pense sempre antes de inserir os termos.

5. Redação da revisão

Escrever é um verdadeiro pesadelo para muitos estudantes – uma realidade que só piora ao revisar trabalhos textuais durante os exames de admissão. Pois, isso acontece porque os candidatos estão nervosos e preocupados com a hora do exame.

Portanto, é importante que você tenha um pequeno guia de revisão para que você jamais fique desesperado durante o processo de teste.

6. Evite frases prontas e clichês

No momento da redação, os candidatos têm muitas frases prontas e clichês em suas línguas. “No alvorecer da humanidade” e “Com o advento da Internet” fazem parte disso – junto com os clichês “descaradamente errado”, “viver e aprender” e “vestir camisa”. Evite essas armadilhas para garantir que seu texto tenha um nível mais alto de credibilidade.

7. Eliminar palavras desnecessárias

Algumas palavras podem entorpecer sua escrita e, em última análise, dificultar a compreensão das ideias expostas. Para reduzir esse problema, a redação deve ser revisada e termos que não agregam valor devem ser removidos. Por exemplo, os adjetivos podem ser ignorados sem a menor cerimônia porque pouco contribuem para a mensagem que você deseja transmitir.

É importante notar que as substituições são bem-vindas. Por exemplo, a expressão “agora” pode ser facilmente substituída por “atual”, tornando o texto mais objetivo e fácil de ler.

8. Fique atento aos horários disponíveis

É melhor começar o exame com uma pergunta ou redação? Há uma dúvida aqui! Porém, tudo vai depender de cada candidato, sobre como lidar com o tempo e do nível de pressão que será colocado.

Uma boa maneira de gerenciar esse tempo é deixar a escrita para o final, mas leia a proposta primeiro. Assim, o argumento pode ser desenvolvido no “fundo” em mente enquanto se resolve o problema. Além disso, como alguns testes são de natureza interdisciplinar, as perguntas também auxiliam na redação.